Educação humana integral: experiências e relatos de mulheres em privação de liberdade
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2792Resumo
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa em desenvolvimento. Tem por objetivo compreender se a educação formal ofertada e vivenciada no contexto de uma penitenciária feminina contribui para a formação humana integral, considerando que a alteridade pode ser a dimensão maior deste processo. Neste texto problematizamos a situação dos sujeitos em privação de liberdade e a violência social enquanto reflexo da fragilidade de políticas públicas de bem-estar e proteção social que não contemplam a situação de vida dos segmentos sociais pertencentes aos extratos mais pobres da população brasileira. Em sequência, abordamos a importância das ideias de Emmanuel Lévinas para subsidiar a proposta de uma educação valorizadora do ser humano em seus múltiplos aspectos, assim como, apresentamos alguns relatos e percepções de seis mulheres, participantes da pesquisa, em relação a educação desenvolvida no contexto prisional. Os relatos foram extraídos de parte das entrevistas, demonstram em suas narrativas que as experiências educacionais são ambivalentes: por um lado, é marcadamente tecnicista, porém, nas intersecções dos conteúdos programáticos é possível perceber mudanças sutis nas formas de convivência e de abertura para o outro.
Palavras-chave: educação humana integral; alteridade; diálogo; tolerância.
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