NECROPOLÍTICA, MEMÓRIA E PODER: FACES DE UMA POLÍTICA DE OPRESSÃO SOB UM OLHAR DISCURSIVO
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4157Resumo
Filiados à Análise do discurso de linha francesa (AD-Pêcheux), buscamos, neste trabalho, uma reflexão a fim de melhor compreender o modo funcionamento da ideologia na regularização de sobre tais práticas institucionais, tomadas aqui como traços marcantes do necropoder no âmago social. Para tanto, tomamos os estudos de Achille Mbembe acerca de Necropolítica, assim como os pressupostos aos pressupostos teórico-analíticos da AD, em especial no que concerne as noções de discurso e sujeito, ideologia e memória. Uma política macabra que visa à derrocada dos inimigos do Estado que vem desde o imperialismo colonial e perdura aos dias atuais, em suas diferentes facetas. Nessa perspectiva, Mbembe se mostra profícuo para a compreensão de como as fronteiras entre martírio e liberdade; sacrifício e resistência são ilusórias face à racionalidade desses “mecanismos” de (e para a) morte. Essas contribuições nos permitiram tecer uma reflexão acerca da lógica de produção e reprodução capitalista e, em particular, do neoliberalismo como a chave da contemporaneidade como uma reconfiguração da razão biopolítica do capitalismo. Dessa forma, a partir do nosso gesto de análise, podemos melhor compreender o modo de funcionamento da ideologia dominante, capitalista, que não apenas promove a exclusão de uma parcela da sociedade, como também nega a estes o direito à dignidade e, sobretudo à vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.