O uso de ON e UP na ótica enunciativa – reflexões para o ensino de língua estrangeira

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2021v5n1id5992

Mots-clés :

Teoria das operações predicativas e enunciativas, preposições da língua inglesa, ensino de língua estrangeira, noção, enunciação

Résumé

Este trabalho se insere no quadro teórico da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE), proposto pelo linguista francês Antoine Culioli. Nossa proposta é estabelecer relações entre o ensino de gramática e a enunciação, dois campos aparentemente incompatíveis. Para tanto, usamos como objeto de estudo as preposições on e up devido ao papel fundamental que preposições desempenham na construção de enunciados em inglês e também pelo fato de observarmos várias falhas na maneira como elas são ensinadas pelas abordagens mais tradicionais de ensino. Utilizando como suporte o conceito culioliano de noção, esperamos demonstrar como as teorias enunciativas podem contribuir para um maior entendimento do funcionamento destas estruturas e, consequentemente, contribuir para o aprimoramento de seu ensino.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur

  • João Daniel Passarelli França, Academia da Força Aérea Brasileira

    Doutor em linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Aracatuba (1992) e mestrado em Linguística pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (2007). É professor adjunto na Academia da Força Aérea desde 1996, ministrando Língua Inglesa e Inglês de Aviação no Curso de Formação de Oficiais. Participa como estudante no grupo de pesquisa LEnTe - Laboratório de Estudos Enunciativos do Texto, da Universidade Federal de São Carlos.

  • Marília Blundi Onofre, Universidade Federal de São Carlos

    Possui Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2003) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Professor Associado no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, atuando nos cursos de Licenciatura em Letras, Bacharelado em Linguística e Pós-graduação em Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Enunciação Linguística e Ensino de língua.

Références

AWAY. Englishpage.com. Disponível em: https://www.englishpage.com/prepositions/direction_prepositions.htm. Acesso em 12/05/2021.

BATTLE hymn of the republic. Compositor: Howe, Julia Ward. In: THE ATLANTIC MONTHLY. United States, 1862.

BEAUTIFUL GIRL. Intérprete: INXS. Compositor: FARRIS, Andrew. In: Welcome to wherever you are. Washington. Atlantic Records. 1993.

BENVENISTE, É. Problemas de Linguística Geral I e II. Campinas: Pontes, 1989.

CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation. Paris: Ophrys, 1990.

CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation: domaine notionnel. Tome 3. Paris: Ophrys, 1999b.

CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation: operations et représentations. Paris: Ophrys, 2000.

CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation: operations et représentations. Paris: Ophrys, 2000.

DREAM ON. Intérprete: Aerosmith. Compositor: Tyler, Steven. In: DREAM ON. Boston: Columbia, 1972. 1 disco vinil, faixa única (5 min.).

DRINK UP. In: Cambridge Dictionary. https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/drink-sth-up?q=drink+up. Acesso em: 10/05/2021

DUFAYE, L. OFF and ON: Projet de représentation formelle. Cycnos, v. 23 n. 1, 2006.

DUFAYE, L. Away: a case of aspectual schizophrenia explained by argument properties. Mapping Parameters of Meaning, Martine Sekali & Anne Trevise Eds. Cambridge: Cambridge Scholars., pp.31–46, 2012, Mapping Parameters of Meaning, 1–4438–3897–7.

EAT UP. In: MacMillan Dictionary. Disponível em: https://www.macmillandictionary.com/dictionary/british/eat-up. Acesso em 12/05/2021.

FRANCKEL, J–J.; PAILLARD, D. Aspectos da teoria de Antoine Culioli. In: ROMERO, M.; BIASOTTO–HOLMO, M. (Org.). Linguagem e enunciação: representação, referenciação e regulação. São Paulo: Contexto, 2011.

FIRE AWAY. Intérprete: Chris Stapleton. Compositor; STAPLETON, Chris, GREEN, Danny. In: TRAVELLER. Mercury Records. 2016.

FLORES, V. DO N.; NUNES, P. A. Pode a Enunciação Contribuir para o Ensino De Gramática? Matraga: estudos linguísticos e literários, Rio de Janeiro, v. 19, p. 61–73, 2012.

FLORES, V. DO N. O que seria uma gramática da enunciação? A proposta de uma análise transversal. Letras & Letras, v. 29, n. 1, 3 set. 2013.

GAME ON. Disponível em: https://www.elo7.com.br/quadro-keep-calm-and-game-on/dp/E31859. Acesso em: 14/05/2021.

GIMME SHELTER. Intéprete: Rolling Stones. Compositor: JAGGER, Mick, RICHARDS, Keith. In: Let it bleed. Decca ABKCO. 1969.

ITSY BITSY SPIDER. Intérprete: Pete Seeger. Compositor; SEEGER, Pete. In: American Folk Songs for Children. Folkways Records. 1953.

LATHAM-KOENIG, C. OXENDEN, C. American English File. Coleção. 2nd edition. Practice. Oxford: Oxford University Press, 2014.

ON. In: Cambridge Dictionary. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/on. Acesso em 11/05/2021.

PASSARELLI, J. D. F. O ensino de língua estrangeira sob o viés da teoria das operações predicativas e enunciativas: um estudo dos verbos frasais do inglês. 2020. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.

REZENDE, L. M. Atividade epilinguística e o ensino de língua portuguesa. Revista do GEL, São Paulo, v. 5, n. 1, 2008.

RICHARDS, J. C. HULL, J. PROCTOR, S. Interchange. Coleção. 5th edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.

SOMEBODY to love. Intérprete: Queen. Compositor: MERCURY, Freddie. In: A day at the races. EMI Records. 1976.

UP. Englishpage.com. Disponível em: https://www.englishpage.com/prepositions/direction_prepositions.htm. Acesso em 12/05/2021.

Publiée

2021-11-23

Comment citer

O uso de ON e UP na ótica enunciativa – reflexões para o ensino de língua estrangeira. (2021). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 5(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2021v5n1id5992

Articles similaires

1-10 sur 139

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.