DO TEU GOSTO NOTURNO, DA TUA AUSÊNCIA SENTIDA: HOMOEROTISMO EM EM NOME DO DESEJO, DE JOÃO SILVÉRIO TREVISAN/YOUR NIGHT TASTE, YOUR FEELING ABSENCE: HOMOEROTISM IN EM NOME DO DESEJO, BY JOÃO SILVÉRIO TREVISAN
Palavras-chave:
Em nome do desejo. Romance brasileiro contemporâneo. Homoerotismo. Sexo. Inocência.Resumo
Estudo analítico acerca das implicações do sexo no romance brasileiro contemporâneo Em nome do desejo (1985), de João Silvério Trevisan, percebendo, por meio da relação homoerótica entre os protagonistas, a forma como o desejo homoerótico é presentificado e delineado na obra em questão. Sexo, gozo e inocência aparecem na narrativa de maneira paulatina, engendrando mecanismos estético-simbólicos que esboçam a descoberta da sexualidade, bem como do corpo enquanto território inóspito de prazer e, potencialmente, complexo. Nessa proposta, as teorias de Bataille e Foucault serão acionadas, de modo a traduzir assertivamente as tópicas abordadas no romance escrito por Trevisan.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Trad.: Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad.: Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
FALCÃO, Maria de Fátima Lopes Vieira e CAMARGO, Flávio Pereira. “Eu amo Abel como a mim mesmo e o amor de Jesus é o mesmo dentro de nós”: a dessacralização do divino na obra Em nome do desejo, de João Silvério Trevisan. In: MITIDIERI, André Luis; CAMARGO, Flávio Pereira (org.). Literatura, homoerotismo e expressões culturais. Ilhéus, Editora da UESC, 2015, p. 165-190.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. Trad.: Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
_______. História da sexualidade: o cuidado de si. Trad.: Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
_______. História da sexualidade: o uso dos prazeres. Trad.: Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.
_______. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad.: Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad.: Alain François [et al]. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007.
ROUGEMOUNT, Denis de. O amor e o ocidente. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
SCHPUN, Mônica Raissa (org.). Masculinidades. São Paulo: Boitempo, Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
SILVA, Antônio de Pádua Dias da (org.). Aspectos da literatura gay. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008.
TREVISAN, João Silvério. Em nome do desejo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
_________. Testamento de Jônatas deixado a David. São Paulo: Brasiliense, 1976.