A VOGAL MÉDIA TÔNICA /o/ ~ [u] NO PORTUGUÊS FALADO EM CAMETÁ-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.10427

Palavras-chave:

Posição tônica, Alteamento vocálico., Variação sociolinguística.

Resumo

Partindo da constatação de que as vogais médias altas do Português Brasileiro apresentam comportamento variável nas diferentes posições de acento silábico que ocupam e em função dos traços sociais dos falantes, este artigo documenta e analisa o alteamento vocálico da posterior fechada /o/ tônica na variedade de fala da zona rural do município de Cametá-PA, por meio da atuação dos fatores sociais: sexo, escolaridade e faixa etária, e sob o viés da Sociolinguística variacionista (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968; LABOV, 1972, 1994, 2008).LABOV, 2008). O material linguístico analisado veio de narrativas de experiências pessoais de 18 sujeitos participantes, todos cametaenses, pertencentes à área rural de Cametá, estratificados em: sexo (09 femininos e 09 masculinos); faixa etária (06 sujeitos participantes de18 a 29 anos; 06 de 30 a 45 anos; e 06 de 46 anos em diante); e escolaridade (06 com pouca escolaridade, 06 com ensino médio e 06 com ensino superior). Desse corpus foram obtidos 1032 dados, que submetidos a uma análise descritiva de base estatística (SANKOFF, TAGLIAMONTE; SMITH, 2005), apontaram para conclusões importantes entre as quais, a baixa probabilidade de ocorrência da variável linguística estudada, com peso relativo de 0.072 e a pouca escolaridade e terceira faixa etária dos falantes, com peso relativo de 0.863 e 0.757, respectivamente, como favorecedoras desse processo fonológico.

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Biografia do Autor

  • MARIA SEBASTIANA DA SILVA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

    professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Doutora em Letras/Linguística pela Universidade Federal do Pará (2020), Mestra em Letras/Linguística também pela UFPA (2015), Especialista em Linguagem e Educação: Uma abordagem Textual, Discursiva e Variacionista, pela UFPA (2009) e possui Graduação em LETRAS com Habilitação em Língua Portuguesa pela mesma Universidade (2007). É membro integrante do grupo de pesquisa GELFOR da UFRA e do projeto AMPER Amazônia, sediado na UFPA, coordenado pela professora Dr. Regina Célia Fernandes Cruz. Atuou como professora do ensino básico de 2010 a 2014 e professora formadora de docentes da rede municipal de ensino de 2015 a meados de 2017. Foi professora colaboradora da UFPA nos de 2013 a 2016.

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Publicado

30/09/2023

Como Citar

A VOGAL MÉDIA TÔNICA /o/ ~ [u] NO PORTUGUÊS FALADO EM CAMETÁ-PA. (2023). Revista De Letras Norte@mentos, 16(45). https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.10427

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