ENSINO DE LÍNGUA INDÍGENA WAPICHANA EM CLASSES MULTILÍNGUES EM TRÊS ESCOLAS INDÍGENAS EM RORAIMA
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v14i37.7749Resumo
A pesquisa teve como objetivos norteadores verificar se ocorre no processo de ensinar, interface com a cultura indígena; identificar como é organizado o ensino de língua indígena na escola e descrever as metodologias utilizadas pelos professores de Língua Wapichana em três escolas indígenas em Roraima. O método utilizado foi pesquisa de campo de natureza qualitativa, cuja base teórica está focada em Teixeira (2004), Ferreira (1992), Grupioni (2008), Almeida Filho (2002), Santos (2006), Julião (2011, 2017), entre outros. Formam a fundamentação legal a Constituição Federal, Lei 6.001, de 1973 - Estatuto do Índio, o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI, 1998) e a LDB e outros instrumentos que nos ajudaram a compreender os fundamentos da educação escolar indígena e de seu currículo. Concluiu-se que das escolas pesquisadas, duas organizam o ensino de Língua Indígena por níveis de conhecimento e fluência na Língua e uma escola organiza-o por série/ano. Os professores constroem diferentes planos de aula, de acordo com o nível de conhecimento e fluência de seus estudantes e utilizam diferenciadas metodologias de ensino em sala de aula, de acordo com o nível de cada turma.Downloads
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Publicado
29/10/2021
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
ENSINO DE LÍNGUA INDÍGENA WAPICHANA EM CLASSES MULTILÍNGUES EM TRÊS ESCOLAS INDÍGENAS EM RORAIMA. (2021). Revista De Letras Norte@mentos, 14(37). https://doi.org/10.30681/rln.v14i37.7749