v. 1 n. 2 (2008): ESTUDOS LINGUÍSTICOS

					Visualizar v. 1 n. 2 (2008): ESTUDOS LINGUÍSTICOS

A Revista de Letras Norte@mentos tem o prazer de apresentar-lhes o seu Volume 1, Nº 2, que compreende o segundo semestre de 2008, com nove artigos científicos e cinco trabalhos acadêmicos. Este volume, dedicado aos Estudos Linguísticos, foi coordenado pela Profa. Dra. Neusa Inês Philippsen, e contempla distintas temáticas que convergem para um olhar analítico que deixa emergir diversidade de linguagens em diferentes contextos socioculturais. Evidenciam-se, especialmente, estudos que enfatizam práticas que envolvem situações de aprendizagem a partir de suportes, gêneros, e pressupostos teóricos específicos que lhes dão sustentabilidade. Assim, a partir de enfoques diferenciados, despontam debates sobre questões contemporâneas sobre esferas teórico-práticas relacionadas à língua, ao discurso, a processos de identificação e ao ambiente digital.

Publicado: 11/09/2012

Editorial

  • Expediente

    Revista de Letras Norte@mentos
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v1i2.6969
  • Apresentação

    Revista de Letras Norte@mentos
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v1i2.6970
  • AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA: A REAÇÃO DOS ALUNOS FRENTE A ESSAS PRÁTICAS

    Roziner Aparecida Guimarães GONÇALVES
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v1i2.6758
  • CONFLITOS IDENTITÁRIOS EM CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: UM ESTUDO DE CASO

    Degmar dos ANJOS
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v1i2.6759
  • O PERFIL NEOLÓGICO DOS TERMOS DA INFORMÁTICA

    Carolina Akie Ochiai Seixas LIMA
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v1i2.6760
  • EM BUSCA DAS CHAVES DO NOVO HUMANISMO: BAKHTIN, O CHAVEIRO DO SÉCULO XXI

    Valdemir MIOTELLO, Ivo Di Camargo JUNIOR
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v1i2.6762
  • ESTUDOS SOBRE ENSINO E AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL: SUBSÍDIOS A PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

    Douglas Altamiro CONSOLO, Melissa Alvez BAFFI-BONFINO, Mariela Zebian BASSETTI, Suzi Marques Spatti CAVALARI, Elen DIAS, Fabrício ONO, Daniel Fernando RODRIGUES, Fernanda Silva VELOSO, Vera Lúcia Teixeira da SILVA
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v1i2.6761
  • PRÁTICAS DISCURSIVAS DE UM PROFESSOR EM CONTEXTO DIGITAL

    Dánie Marcelo de JESUS
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v1i2.6764
  • CULTURA E ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

    Leandra Ines Seganfredo SANTOS
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v1i2.6763
  • LÍNGUA, DISCURSO E PRÁTICAS DISCURSIVAS: EM CENA, UM TEXTO JORNALÍSTICO

    Maria Luceli Faria BATISTOLE, Marlene DURIGAN
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v1i2.6757
  • “PAUS RODADOS”, “PAUS FINCADOS” E “PAUS NASCIDOS”, O COTIDIANO DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS MATO-GROSSENSES E A REAFIRMAÇÃO DE PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO MARCADOS PELA DIFERENÇA

    Tânia Pitombo de OLIVEIRA
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v1i2.6765

Trabalhos Acadêmicos

  • “ANÁLISE HISTÓRICA DO PODER DO CONHECIMENTO NO PERÍODO DE COLONIZAÇÃO DO BRASIL”

    Antonio Avila da Silva JUNIOR, Cassia Cristina Leal LOPES
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v1i2.6766
  • ANÁLISE DE DISCURSO FRANCESA APLICADA À NOTÍCIA DE JORNAL

    Selmo Ribeiro Figueiredo JUNIOR, Antenor Parolin JUNIOR, Paulo Marcelo SANTOS
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v1i2.6767
  • UM OLHAR SOBRE: EDUCAÇÃO, CULTURA, ALTERIDADE

    Anna Paula Lins BRANDÃO, Celiomar Porfírio RAMOS
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v1i2.6768
  • IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM ANOS INICIAIS

    Sueli Iraci CANOVA, Leandra Ines Seganfredo SANTOS
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v1i2.6769
  • O DISCURSO GREGO: A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM AS TROIANAS DE EURÍPIDES E SÓ PARA MULHERES DE ARISTÓFANES

    Josiany Sotolani da SILVA
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v1i2.6770