SOCIODRAMA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E EMANCIPATÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10626

Palavras-chave:

Educação Básica, sociodrama, educação libertadora

Resumo

Grandes transformações políticas, sociais, culturais, éticas e estéticas vêm marcando a sociedade e provocando contradições, sobretudo no tocante à educação. Temas como democracia, justiça social e protagonismo juvenil se tornam necessários aos debates, desdobrando-se em propostas pedagógicas transformadoras. Esta discussão vai nesta direção, ao percorrer nossa prática realizada com jovens da Rede Estadual, objetiva-se compreender como as narrativas autorais podem contribuir para uma educação democrática e emancipatória através do sociodrama. Considerando este estudo é possível ponderar que o sociodrama é um método para levantamento de dados diagnósticos, que apresenta soluções para conflitos educacionais, fomenta uma educação protagônica, emancipatória e libertadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cultura. In: STRECK, Danilo (Org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832001000100016

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Professora SIM, tia NÃO: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1997.

GONÇALVES, Camila Salles. Lições de psicodrama. São Paulo: Ágora, 1988.

MENEGAZZO, Carlos. Miguel., TOMASINI, Miguel. Angel.; ZURETTI, Maria. Mônica. Dicionário de psicodrama e sociodrama. São Paulo: Àgora, .1995.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MORENO, Jacob. Levy. Psicodrama. 9. ed. São Paulo: Cultrix, 1978.

NAFFAH NETO, Alfredo. Psicodrama: descolonizando o imaginário. São Paulo: Brasiliense, 1997.

NAFFAH NETO, Alfredo. Paixões e questões de um terapeuta. São Paulo: Ágora, 1989.

NÓBREGA, Terezinha Petrúcia. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora da Física. 2010.

Downloads

Publicado

19/12/2022

Como Citar

Firmo, Y. de O. (2022). SOCIODRAMA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E EMANCIPATÓRIA. Revista De Letras Norte@mentos, 15(41). https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10626