ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS EM CORDEL: UM ESTUDO DAS VOZES SOCIAIS

Autores

  • Neluana Leuz de Oliveira Ferragini
  • Cláudia Souza Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6532

Palavras-chave:

linguagem dialógica, gênero cordel, vozes sociais

Resumo

Este trabalho analisa como as vozes sociais são revaloradas, cronotópica e linguisticamente na obra Alice no País das Maravilhas em Cordel, de João Gomes de Sá. Sob o viés da diversidade da valoração e da ideologia como constituintes do discurso, as vozes são compreendias à luz dos escritos do Círculo de Bakhtin e seus caudatários, como Bubnova (2011), Fiorin (2017) e Grillo (2012). Trata-se de um estudo qualitativo-interpretativo, ancorado nos preceitos da perspectiva dialógica do discurso. Como resultado, apontamos um breve estudo da adaptação brasileira em cordel e algumas sugestões de atividades a serem exploradas em sala de aula.

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Biografia do Autor

Neluana Leuz de Oliveira Ferragini

Professora Adjunta no Curso de Letras Português da Universidade Estadual do Paraná, campus de Apucarana. Doutora em Estudos da Linguagem.

Cláudia Souza Ribeiro

Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Paraná, campus Apucarana.

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Publicado

06/09/2022

Como Citar

Leuz de Oliveira Ferragini, N. ., & Souza Ribeiro, C. . (2022). ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS EM CORDEL: UM ESTUDO DAS VOZES SOCIAIS. Revista De Letras Norte@mentos, 15(39). https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6532