A AUTOBIOGRAFIA PRESENTE NA CRÔNICA DE CLARICE LISPECTOR
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v16i43.10945Palabras clave:
Autobiografia, Crônica, Clarice Lispector.Resumen
A autobiografia surge atenta às diversas formas de preservação das memórias individual e coletiva apresentando, além dessas reminiscências, um contexto histórico específico. Percebe-se como estudar crônicas autobiográficas é importante, pois ao mesmo tempo em que o leitor vai se aproximando do escritor, acaba conhecendo, também, fatos históricos, valores, costumes e tradições. Desta maneira, o presente trabalho surge atento à questão autobiográfica na escrita de Clarice Lispector, buscando explorar os construtos afetivos e históricos presentes nas crônicas: Banhos de mar (1969) e Uma lembrança de uma fonte, de uma cidade (1970).
Descargas
Referencias
A busca por identidade em A cidade sitiada. Instituo Ling. Disponível em: https://institutoling.org.br/explore/a-busca-por-identidade-em-a-cidade-sitiada
AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 2012.
BAUMAN, Zigmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BENJAMIN, Walter. Rua de Mão Única, Infância Berlinense: 1900. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2017.
BOSI, Alfredo. História Concisa Da Literatura Brasileira. São Paulo:Cultrix, 2004.
COUCEIRO, Sylvia Costa. Artes de viver a cidade: conflitos e convivências nos espaços de diversão e prazer do Recife nos anos 1920. (Tese). Recife. Universidade Federal de Pernambuco, 2003.
DOURADO, Autran. A Barca dos Homens. Rio de Janeiro: Editora do Autor,1961.
DOURADO, Autran. Uma vida em Segredos. Minas Gerais: Civilização Brasileira, 1964.
FUKELMAN, Clarice. A cidade sitiada. Site Clarice Lispector. Disponível em: https://site.claricelispector.ims.com.br/livro/a-cidade-sitiada/
JOSEF, Bella. “(Auto)biografia”:os territórios da memória e da história. In: LEENHARD, J.; PESAVENTO, S.J. (ed). Discurso histórico e narrativa literária. Campinas: Ed.Unicamp, 1998, p. 295-308.
LEJEUNE, Ph. Le pacte autobiographique. Paris: Seuil, 1975.
LINS, Osman. O visitante. São Paulo: José Olympio. 1955.
LINS, Osman. Os Gestos. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1994.
LISPECTOR, Clarice. Todas as crônicas/Clarice Lispector. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.
LISPECTOR, Clarice. A cidade sitiada. Rio de Janeiro: Rocco, 2019.
LISPECTOR, Clarice. Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1943.
LUDERMIR, Rosa Bernarda. Um Lugar Judeu no Recife: A influência de elementos culturais no processo de apropriação do espaço urbano no bairro da Boa Vista pela imigração judaica na primeira metade do século XX. Dissertação de Mestrado. Recife: UFPE, 2005.
MOISÉS, Massaud. A Criação Literária Prosa. Editora Cultrix: São Paulo, 1997.
MORAES, Vera Lúcia Albuquerque de. A criança, a mulher e o mar: rituais de cura em Clarice Lispector. ALETRIA. n. 2 - v. 20, mai./ago. 2010.
NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, v. 10, p. 7-28, 1993.
PESAVENTO, Sandra J. O imaginário da cidade - visões literárias do urbano: Paris, Rio de Janeiro, Porto Alegre. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1999.
PONTIERI, Regina Lúcia. Clarice Lispector: uma poética do olhar. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.
RIBEIRO, Lívia Paiva. Um passeio poético por entre A cidade sitiada, de Clarice Lispector. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11881
RAMOS, Maria Celeste Tommasello. Reflexões (des)confiáveis: a perspectiva da autobiografia em Memórias póstumas de Brás Cubas e A consciência de Zeno. In: NIGRO, Cláudia Maria Ceneviva; BUSATO, Susana; AMORIM, Orlando Nunes (Orgs.). Literaturas e representações do eu: impressões autobiográficas. São Paulo: EDUNESP, 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais