PANFLETAGEM POLÍTICA NA ÉPOCA DE CAMPANHA: UM GESTO DE LEITURA DE QUEM ENTREGA E QUEM RECEBE

Autores/as

  • Manoel Mourivaldo Santiago Almeida
  • Edna Senes Pereira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v13i32.7561

Resumen

Este artigo tem como objetivo compreender quais os sentidos da panfletagem política na época de campanha para os sujeitos: que entregam e que recebem os panfletos. Pretende-se averiguar qual imagem que esses têm de política na atualidade e o que a panfletagem significa para eles. A pesquisa apoia-se nos estudos da Análise do Discurso materialista histórico, principalmente nas concepções da autora Eni Orlandi (2002, 2008, 2010). Sua materialidade é pesquisa qualitativa com entrevista semiestruturada envolvendo quatro posições sujeitos. Uma vez desenvolvido, esse trabalho possibilitou um entendimento do ato de panfletar no discurso político das eleições de 2018 no município de Tabaporã, estado de Mato Grosso, Brasil.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Manoel Mourivaldo Santiago Almeida
    Doutor em Filologia e Língua Portuguesa (2000) e Livre Docência em Fonética e Fonologia do Português (2009) na Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Crítica Textual pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Professor e pesquisador da Universidade de São Paulo, onde coordena o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.
  • Edna Senes Pereira de Souza

    Mestranda em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unemat – Sinop/MT, Graduada em Letras, Pedagogia e Teologia. Professora de Língua Portuguesa na Rede Pública Estadual de Mato Grosso.

Publicado

2020-07-13

Cómo citar

PANFLETAGEM POLÍTICA NA ÉPOCA DE CAMPANHA: UM GESTO DE LEITURA DE QUEM ENTREGA E QUEM RECEBE. (2020). Revista De Letras Norte@mentos, 13(32). https://doi.org/10.30681/rln.v13i32.7561