O DICIONÁRIO ESCOLAR: O SIGNO TOPONÍMICO NO TEXTO LEXICOGRÁFICO PEDAGÓGICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores/as

  • Pedro Antonio Gomes de MELO Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v8i16.6994

Resumen

Este artigo propõe discutir o não-acolhimento dos topônimos nos textos lexicográficos de dicionários escolares monolíngues impressos em Língua Portuguesa, À luz das áreas interdisciplinares da Toponímia e da Metalexicografia, advogando a relevância destes signos toponímicos no corpus lexicográfico pedagógico com a justificativa de que estes vocábulos não são registros raros de uso da língua, tanto em sua modalidade oral como escrita, como também não são usados apenas com a função identificadora como elementos de referencialização espacial, mas como elemento pragmático e discursivo de organização social e espacial. Assim, deveriam ser inclusos como palavra-entrada de verbetes nestas obras lexicográficas.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Antonio Gomes de MELO, Universidade Estadual de Alagoas

Pedro Antonio Gomes de Melo, Graduado em Letras, Especialista em Filologia (PUC-MINAS) e Língua Portuguesa e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Atualmente, é professor assistente da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.

Publicado

2015-07-30

Cómo citar

MELO, P. A. G. de. (2015). O DICIONÁRIO ESCOLAR: O SIGNO TOPONÍMICO NO TEXTO LEXICOGRÁFICO PEDAGÓGICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista De Letras Norte@mentos, 8(16). https://doi.org/10.30681/rln.v8i16.6994