CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA
DOI :
https://doi.org/10.30681/rln.v10i23.7116Résumé
Este artigo problematiza o trabalho que a Escola realiza com a leitura. Faz uma relação teórico-discursiva do ensino de leitura associado a algumas concepções de linguagem que fundamentaram o ensino de língua portuguesa e que acabaram contribuindo para o policiamento das atividades de leitura em contexto escolar. O artigo discute brevemente como a Escola foi constituída enquanto instituição detentora do papel fiscalizador do conhecimento, passando a monitorar as práticas desenvolvidas em seus espaços de ensino, especificamente as de leitura. O estudo critica a concepção de leitura associada à perspectiva gramatical de ensino da língua em contraste com a perspectiva dialógica, elegendo esta como uma proposta favorável ao ensino de leitura na escola. Ao final, sugere-se o gênero debate como proposta para as aulas de leitura. O artigo se consolida como resultado de estudos e discussões teóricas realizadas sobre o assunto no curso de doutorado, tendo como referências autores como Foucambert (1994), Goulemot (2001), entre outros.Téléchargements
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Publiée
2017-11-07
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Artigos
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Comment citer
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA. (2017). Revista De Letras Norte@mentos, 10(23). https://doi.org/10.30681/rln.v10i23.7116