BASES CONCEITUAIS DO PROFEPT E A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL
QUAL É O PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA MUDANÇAS EM UM MUNDO POSSÍVEL?
DOI:
https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i2.10590Palavras-chave:
ProfEPT, educação, trabalho, capitalResumo
O filósofo húngaro, István Mészáros, apresenta a educação como um processo contínuo e que melhor seria se acontecesse ao longo da vida como um processo contínuo e de embasamento para a transformação do ser humano em um ser crítico e consciente que pudesse mediar as transformações no seu meio social. A partir do texto em epígrafe, foi realizado um estudo de abordagem qualitativa, com finalidade exploratória em bases bibliográficas, seguindo fases de leitura e recorte amostral com foco na educação focada no indivíduo, na atenção integral do sujeito bem como no protagonismo da construção do meio em que se vive e se relaciona, caminhando da leitura de reconhecimento à fase de interpretação. Neste processo fica claro a descrença do autor no poder da educação escolar para romper com a dominação e alienação do homem diante do capital e das forças hegemônicas das classes dominantes. Proporciona uma reflexão a todos enquanto trabalhadores, a rever suas práticas e realizar transformações em si e nos seus pares através do relacionamento enquanto fomenta a associação em seus pares em busca de uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável, nas relações com o mundo do trabalho e na interdependência entre trabalho, e educação para desalienação. O que a sociedade vivencia hoje é um processo de escolarização que exclui a maioria dos indivíduos da sociedade seja pela dificuldade em permanecer na escola, seja por dificultar a ação como sujeitos da própria educação.
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