REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO PROFESSOR: SUA RELAÇÃO E TRABALHO COM A ESCRITA

Autores

  • Maria Vilani Soares

Palavras-chave:

representações sociais, linguagem, práticas docentes

Resumo

O artigo propõe uma reflexão das representações sociais do professor em sua relação e trabalho com a escrita, verificando de que forma este constrói o seu “saber-fazer”, bem como a compreensão do docente ser e estar na profissão. Utiliza os relatos de vida de nove professores de Português do 7ª ano, da rede pública de Teresina-Piauí. Adotou como vertentes teóricas o conceito de Representação Social de M oscovici e os apontamentos da linguística sobre linguagem e texto. M ostra que, mesmo que em sala de aula os professores tenham revelado a reprodução de antigas práticas de ensino, em seus relatos, revelam a tentativa destes docentes de incorporarem outras práticas. Esta pesquisa vem comprovar a importância que deve ser dada à formação de um professor críticoreflexivo, evidenciando a complexidade da prática docente, já que esta é orientada por razões de diferentes naturezas e nem sempre apresenta resultados positivos.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

SOARES, Maria Vilani. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO PROFESSOR: SUA RELAÇÃO E TRABALHO COM A ESCRITA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 57–74, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1088. Acesso em: 24 dez. 2025.