REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO PROFESSOR: SUA RELAÇÃO E TRABALHO COM A ESCRITA
Palabras clave:
representações sociais, linguagem, práticas docentesResumen
O artigo propõe uma reflexão das representações sociais do professor em sua relação e trabalho com a escrita, verificando de que forma este constrói o seu “saber-fazer”, bem como a compreensão do docente ser e estar na profissão. Utiliza os relatos de vida de nove professores de Português do 7ª ano, da rede pública de Teresina-Piauí. Adotou como vertentes teóricas o conceito de Representação Social de M oscovici e os apontamentos da linguística sobre linguagem e texto. M ostra que, mesmo que em sala de aula os professores tenham revelado a reprodução de antigas práticas de ensino, em seus relatos, revelam a tentativa destes docentes de incorporarem outras práticas. Esta pesquisa vem comprovar a importância que deve ser dada à formação de um professor críticoreflexivo, evidenciando a complexidade da prática docente, já que esta é orientada por razões de diferentes naturezas e nem sempre apresenta resultados positivos.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-09-27
Número
Sección
ARTIGO
Licencia
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".
Cómo citar
SOARES, Maria Vilani. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO PROFESSOR: SUA RELAÇÃO E TRABALHO COM A ESCRITA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 57–74, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1088. Acesso em: 25 dec. 2025.














