DETERMINISMO E LIBERDADE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: DA CONDIÇÃO HUMANA ENTRE OS MUROS DA ESCOLA
Palavras-chave:
Marcuse, determinismo, Adorno, liberdade, BourdieuResumo
Investigando a racionalidade científico-técnica e a lógica da dominação na relação entre o sistema educacional e a formação econômico-social, o artigo traz como fundamento crítico as análises de Marcuse, Adorno e Bourdieu, recorrendo à produção de Entre os muros da escola (2008), do cineasta francês Laurent Cantet, para caracterizar o pluralismo étnico-racial, socioeconômico e histórico-cultural da realidade social e a tensão que se impõe ao processo de construção do conhecimento que, convergindo para a constituição da “natureza” humana, encerra ambivalência e antagonismo, à medida que se não escapa ao determinismo histórico-cultural e econômico-social, a sua atividade não possibilita senão o exercício da liberdade concreta, tendo em vista a dialética que preside a articulação envolvendo objetividade e subjetividade que implica a sua experiência formativa.Downloads
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Publicado
2019-09-27
Edição
Seção
ARTIGO
Licença
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Como Citar
DETERMINISMO E LIBERDADE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: DA CONDIÇÃO HUMANA ENTRE OS MUROS DA ESCOLA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 75–97, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1089.. Acesso em: 14 nov. 2024.