A leitura bíblica na educação brasileira: formação crítica e laicidade
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392313Palavras-chave:
Neoconservadorismo, Leitura Bíblica, Formação crítica, LaicidadeResumo
RESUMO: Presencia-se, nos últimos anos, o recrudescimento do conservadorismo no Brasil. Essa frente passou a adotar novas formas de atuação política a fim de materializar-se em toda sociedade. Mediante essa problemática, discute-se, neste trabalho, essa ofensiva na área de educação a partir de Legislações municipais que impuseram a Leitura Bíblica nas escolas públicas. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica e documental. Por fim, verificamos que a materialização neoconservadora, representada por premissas de caráter fundamentalista-religioso, ameaça o Estado e a educação laica prevista nos aparatos legais, bem como o real sentido da escola como lugar de encontro da pluralidade e de formação crítica.
Downloads
Referências
AQUIDAUANA, 2019. Lei n.º 2.653/2019. Disponível em: <https://bit.ly/3iWgOqk>. Acesso em: 20 jul. 2021.
AZEVEDO, M. C.; LIMA, M. A. A. Fake news e pós-verdade na construção do Neoconservadorismo no Brasil pós-2013 e os efeitos nas eleições de 2018. Letrônica, v. 13, n. 2, abr-jun, 2020, p. 1-14.
BARROCO, M. L. S. Não passarão! Ofensiva neoconservadora e Serviço Social. Serviço Social & Sociedade, n. 124, out-dez, 2015, p. 623-636.
BLANCARTE, R. J. La laicidad mexicana: retos y perspectivas. 2000. Disponível em: <https://bit.ly/3xcUm1d>. Acesso em: 18 jul. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <https://bit.ly/3ypBCNv>. Acesso em: 10 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º
394/96. Disponível em: <https://bit.ly/3i7MQAe>. Acesso em: 23 jul. 2021.
CAMPINA GRANDE, 2019. Lei n.º 7.280/2019. Disponível em: <https://bit.ly/3BPopiV>. Acesso em: 30 jun. 2021.
CAMPINA GRANDE, 2022. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Nº 0805997-05.2021.8.15.0000. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/dl/lei-leitura-biblia.pdf>. Acesso em: 27 out. 2023.
CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógica. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 13-38.
CUNHA, L. A. A Educação Brasileira na Primeira Onda Laica: do Império à República. 1. ed. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2017.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
FISCHMANN, R. Estado laico, educação, tolerância e cidadania: para uma análise da concordata Brasil-Santa Sé. 1. ed. São Paulo: Factash Editora, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
GAWRYSZEWSKI, B.; MOTTA, V. A ofensiva conservadora-liberal na educação: elementos para uma análise da conjuntura contemporânea. Revista Trabalho Necessário, v. 15, n. 26, jun. 2018, p. 6-29.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
PALÚ, J.; PETRY, O. J. Neoliberalismo, globalização e neoconservadorismo: cenários e ofensivas contra a educação básica pública brasileira. Práxis Educativa, v. 15, jun. 2020, p. 1-21.
RAMALHO, L. S. Diversidade cultural na escola. Rev. Diversidade e Educação, v.3, n.6, p. 29-36, jul-dez, 2015, p. 29-36.
SOUZA, J. M. A. Tendências ideológicas do conservadorismo. Recife: Ed. UFPE, 2020.
TERESINA, 2021. Lei n.º 5.563/2021. Disponível em: <https://bit.ly/3zNkzVH>. Acesso em: 28 jun. 2021.
XANGRI-LÁ, 2020. Lei n.º 2.166/2020. Disponível em: <https://bit.ly/3zPIRya>. Acesso em: 28 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Juan Marco da Silva Viana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".