Política pública de acesso e permanência na UFG: o UFG-Inclui

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Palavras-chave:

UFG-Inclui , Políticas Públicas Educacionais , Ensino Superior

Resumo

A política educacional brasileira na contemporaneidade, especialmente no tocante ao incremento de chegada à universidade pelas camadas mais pobres da sociedade brasileira vêm provocando necessidades de intervenções sistemáticas de ações que possibilitem a permanência destes estudantes nessas universidades. Dentre elas, destaca-se a Lei de Cotas 12.711/2012: trata das vagas reservadas para alunos da escola pública, incluindo, vagas para pretos e pretas, pardos e pardas e povos originários. Nesse sentido, o estudo visa contextualizar essa política na Universidade Federal de Goiás no Programa UFG-Inclui. Quanto à metodologia, salienta-se que estará pautada no estudo exploratório por meio da análise documental. Os resultados encaminham a potencialidade do diálogo permanentes e de serem analisadas as limitações, as deficiências e outros aspectos do atendimento social dos estudantes cotistas, no sentido de serem melhoradas as propostas do UFG-Inclui.

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Biografia do Autor

  • Claudionor Renato da Silva, Universidade Federal de Jataí

    Doutor em Educação Escolar pela UNESP/FCLar com pós-doutorado na UFMS - Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestre em Educação pela UFSCar. Especialista em Gestão Educacional (Estácio Ribeirão Preto, SP). Licenciado em Pedagogia, Matemática, Letras e Química. Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

  • Viviani Cristina Silva, Universidade Federal de Goiás

    Mestre em Educação pela UFG, CÂMPUS JATAÍ, Jataí, Goiás, Brasil. Formada em Serviço Social e atua na UFG como Assistente Social, Câmpus Goiás.

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

Política pública de acesso e permanência na UFG: o UFG-Inclui. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 40, p. e402409, 2024. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/12732.. Acesso em: 12 out. 2024.

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