O DESENHO CURRICULAR DOS MESTRADOS
Palavras-chave:
Pós-graduação, Mestrado, Pedagogia, Didática mestrado, Desenho curricular.Resumo
RESUMO: Neste trabalho fundamenta-se uma metodologia para o desenho curricular de mestrados, com um caráter geral, sobre bases teóricas da Pedagogia e a Didática, como uma alternativa para reduzir ao mínimo indispensável seu caráter empírico. A proposta baseia-se num modelo teórico que atende particularmente este processo de formação e reflete as características essenciais de seu desenho. Partindo da definição do Objeto do Egresso abordam-se especialmente os momentos da formulação do Perfil do Mestre e do Plano de Estudos, oferecendo alternativas de solução para os problemas detectados neste contexto.Downloads
Referências
BUENO E. (1994) Metodología de la investigación. CEDEM. Universidade da Havana. Cuba.
CORRAL R. (1992) Teoría y diseño curricular: Una propuesta desde el enfoque Histórico Cultural. Em: El planeamiento curricular en la Enseñanza Superior. CEPES. Universidade da Havana. Cuba.
HERNÁNDEZ, H. e M. González (1998) Currículo centrado en la investigación. Su implicación en cuanto a proyecto y proceso. Revista cubana de Educación Superior Vol.XVIII No. 1 de 1998. CEPES - UH pp 35-48
OSIPOV, G. et. al. (1988) Libro de trabajo del sociólogo. Editorial Ciencias Sociales. C. Havana. Cuba.
ROSENTAL, M. e P. Iudin (1973). Diccionario filosófico. Edit. Universo. Argentina,
TALIZINA, N. F. (1985) Los fundamentos de la enseñanza en la Educación Superior. Universidade da Havana. Cuba.
ZAYAS, C. A. (1999) La Escuela en la vida. 3ra Edição, Editorial Pueblo y Educación. C. Havana, Cuba.
ZEMELMAN, H. (1987) Uso crítico de la Teoría. En torno a las funciones analíticas de la totalidad. Edit. Universidade da ONU e Colégio de México. México.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".