PLANEJAMENTO E SISTEMA DE INFORMAÇÕES: Esquema de inter-relações da gestão político-científica da Universidade.
Palavras-chave:
Universidade, Ciência, Planejamento, Informação, Inter-dependência.Resumo
Neste texto desenvolvemos uma reflexão sobre as relações de inter-dependência entre o ensino, a pesquisa e a extensão, numa perspectiva de diálogo do conhecimento científico com os demais saberes. Apresentamos ainda uma discussão sobre o planejamento de políticas para o campo das ciências.Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1990.
BUNGE, Mário. Ciência e Desenvolvimento. Trad. Cláudia Regis Junqueira. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. da USP,1980.
CERVO, Amado Luiz & BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica: para uso dos estudantes universitários. SãoPaulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978.
DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas/SP: Autores Associados, 1996.
———————— Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1996.
FOUREZ, Gérard. A Construção das Ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. Trad. Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.
FREIRE, Paulo. Comunicação ou Extensão? Trad. Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
—————————SHOR, Ira. Medo e Ousadia - O cotidiano do professor. Trad. Adriana Lopes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
GURGEL, Roberto Mauro. Extensão Universitária: comunicação ou domesticação. São Paulo: Cortez: Autores Associados: Universidade Federal do Ceará, 1986.
LIB NEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Ed. Loyola, 1990.
LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de Pesquisa - uma introdução: elementos para uma Análise Metodológica. ,São Paulo: Educ, 1996.
MARX, K., ENGELS, F. A Ideologia Alemã. Trad. José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Ed. Hucitec, 1991.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo - Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco,1992.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Trad. Maria D. Alexandre e Maria Sampaio e Dória. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1996.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.
KOSIK, Korel. Dialética do Concreto. Trad. Célia Neves e Aderico Toríbio. Rio de Janeiro, 1976.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".