PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES

Autores

  • Odimar J. Peripolli

Palavras-chave:

educação, escola, práticas pedagógicas, conhecimento do outro

Resumo

Neste artigo proponho uma reflexão sobre nossa prática pedagogia, seu significado, caminhos, propostas; mostrar que existem “fórmulas” de se fazer educação e estas são mais simples do que imaginamos. Uma delas é começar as mudanças por nós mesmos e acreditar no depois. Mas, para que exista um depois, para que existam possibilidades de mudanças, é preciso acreditar na escola, conhecer a realidade, sair, descer até o cais e aprender com os tanoeiros e operários, pois sabemos que quanto mais nos aproximarmos da linguagem do povo, a fim de melhor compreende-la, mais seremos desafiados por ela. Se ensinar não for uma paixão para nós, se não acreditarmos na nossa profissão, como falarmos em mudanças? Enfim, é preciso conceber a educação brasileira como um esforço de clarificação da consciência crítica das massas, para que assim elas possam perceber sua realidade.

Downloads

Referências

CNBB: para uma pastoral da educação. São Paulo: Edições Paulinas, 1996.

GANDIN, Danilo. Escola e transformação social. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

MARQUES, M. Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 4. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001.

REVISTA DE EDUCAÇÃO AEC. E AGORA 2000. Vol. 28, nº 11, abri./jun. 1999. – Brasília: AEC, 1999. REVISTA VEJA, nº 13. 31 de março de 2004, p. 102 – 106.

TORRES, Ártemis (org.). Moto Grosso em movimentos: ensaios de educação popular. EdUFMT, 1994.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

PERIPOLLI, Odimar J. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 208–219, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3469. Acesso em: 30 mar. 2025.