PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
educação, escola, práticas pedagógicas, conhecimento do outroResumo
Neste artigo proponho uma reflexão sobre nossa prática pedagogia, seu significado, caminhos, propostas; mostrar que existem “fórmulas” de se fazer educação e estas são mais simples do que imaginamos. Uma delas é começar as mudanças por nós mesmos e acreditar no depois. Mas, para que exista um depois, para que existam possibilidades de mudanças, é preciso acreditar na escola, conhecer a realidade, sair, descer até o cais e aprender com os tanoeiros e operários, pois sabemos que quanto mais nos aproximarmos da linguagem do povo, a fim de melhor compreende-la, mais seremos desafiados por ela. Se ensinar não for uma paixão para nós, se não acreditarmos na nossa profissão, como falarmos em mudanças? Enfim, é preciso conceber a educação brasileira como um esforço de clarificação da consciência crítica das massas, para que assim elas possam perceber sua realidade.Downloads
Referências
CNBB: para uma pastoral da educação. São Paulo: Edições Paulinas, 1996.
GANDIN, Danilo. Escola e transformação social. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
MARQUES, M. Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 4. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001.
REVISTA DE EDUCAÇÃO AEC. E AGORA 2000. Vol. 28, nº 11, abri./jun. 1999. – Brasília: AEC, 1999. REVISTA VEJA, nº 13. 31 de março de 2004, p. 102 – 106.
TORRES, Ártemis (org.). Moto Grosso em movimentos: ensaios de educação popular. EdUFMT, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".