PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES

Autores

  • Odimar J. Peripolli

Palavras-chave:

educação, escola, práticas pedagógicas, conhecimento do outro

Resumo

Neste artigo proponho uma reflexão sobre nossa prática pedagogia, seu significado, caminhos, propostas; mostrar que existem “fórmulas” de se fazer educação e estas são mais simples do que imaginamos. Uma delas é começar as mudanças por nós mesmos e acreditar no depois. Mas, para que exista um depois, para que existam possibilidades de mudanças, é preciso acreditar na escola, conhecer a realidade, sair, descer até o cais e aprender com os tanoeiros e operários, pois sabemos que quanto mais nos aproximarmos da linguagem do povo, a fim de melhor compreende-la, mais seremos desafiados por ela. Se ensinar não for uma paixão para nós, se não acreditarmos na nossa profissão, como falarmos em mudanças? Enfim, é preciso conceber a educação brasileira como um esforço de clarificação da consciência crítica das massas, para que assim elas possam perceber sua realidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CNBB: para uma pastoral da educação. São Paulo: Edições Paulinas, 1996.

GANDIN, Danilo. Escola e transformação social. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

MARQUES, M. Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 4. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001.

REVISTA DE EDUCAÇÃO AEC. E AGORA 2000. Vol. 28, nº 11, abri./jun. 1999. – Brasília: AEC, 1999. REVISTA VEJA, nº 13. 31 de março de 2004, p. 102 – 106.

TORRES, Ártemis (org.). Moto Grosso em movimentos: ensaios de educação popular. EdUFMT, 1994.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

PERIPOLLI, Odimar J. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 208–219, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3469. Acesso em: 1 jan. 2026.