A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Palavras-chave:
avaliação, ensino-aprendizagem.Resumo
O presente estudo é fruto de reflexões teóricas desenvolvidas pelo autor na interlocução com o pensamento dos estudiosos da temática da avaliação. Perpassa esse campo dando um enfoque especial à avaliação da aprendizagem escolar. Com base nos pressupostos que a sustentam no atual contexto escolar, o estudo caracteriza-a com base nas práticas estabelecidas, principalmente na relação entre os seus agentes e, finalmente, centra esforços no sentido de ensaiar passos rumo à transformação dessas práticas no contexto das escolas.Downloads
Referências
AFONSO , Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2000.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J.S. A reprodução: elementos para uma teoria do ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da Didática. 3. ed., Campinas: Papirus, 2000.
______. Interações possíveis entre a área de Currículo e a Didática: o caso da avaliação. Caxambu-M G : – reunião anual da Anped (sessão conjunta dos GTs Currículo e Didática), 1998.
______. É necessário radicalizar: curvando a vara em outra direção
[s.d.].
LUDKE, M . & MEDIANO , Z. Desvelando a realidade da avaliação na escola. In: LUDKE, M . & MEDIANO , Z. (Coords) Avaliação na escola de 1º grau: uma análise sociológica. Campinas: Papirus, 1992, (p. 27-104).
MARX, Karl. Trabalho alienado e superação positiva da autoalienação humana (Manuscritos Econômicos-Filosóficos de 1844) In: FERNANDES, Florestan. Marx/ Engels: história. São Paulo: Ática, 1989. p. 146-164.
NOGUEIRA, Maria Alice & CATANI, Afrânio (Org.). Escritos sobre educação - BOURDIEU. 3. ed., Rio de J aneiro: Vozes, 2001.
PISTRAK. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2000.
SORDI, M .R.L. de. Repensando a Prática de Avaliação no Ensino de Enfermagem. Tese de Doutorado. FE - UN IC AM P, 1993.
SOUZA C . P. (Org.) Avaliação do rendimento escolar. Campinas: Papirus, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".