A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE
Palavras-chave:
, Formação de professores, prioridades, perspectivas.Resumo
Este artigo propõe uma análise sobre o papel da formação nos dias atuais. N osso intuito é, com base nas idéias difundidas pelos pesquisadores da área, discutir as contribuições que a formação pode proporcionar às escolas, frente às transformações ocorridas nos últimos tempos. N esse sentido, traçamos um breve panorama histórico, destacando as diferentes formas de atuação dos professores diante das exigências sociais de cada época. Destacamos a falta de sintonia que há entre aquilo que a academia produz e a prática do professor. Ressaltamos determinadas prioridades que merecem ser trabalhadas na formação e apontamos algumas perspectivas relacionadas ao papel da formação na atualidadeDownloads
Referências
BOLÍVAR, A. Competências profissionais crise de identidade. Revista Pátio, Ano VI, n. 23, p. 16-19, set/ out 2002.
CARROLO , C . Formação e identidade profissional dos professores. In: Estrela, M . T. (O rg.). Viver e construir a profissão docente. Porto:Porto Editora, 1997. p. 21 – 50.
GÓMEZ, A. P. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. O s professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 95-114.
HERNANDEZ, F. Como os docentes aprendem. Revista Pátio, Ano I, p. 9-13, fevereiro 1998.
HUBERMAN, A. M . Como se realizam as mudanças em educação. São Paulo: Cultrix, 1993.
MOREIRA, M . A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
PIMENTA, S. G . Formação e professores: identidade e saberes da docência. In: _____ . (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15 – 34.
PEREIRA, E. D. P. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
PERRENOUD, P. Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
ROLDÃO , M. C. Formação de professores: da qualidade dos modelos aos modelos para a qualidade. In: _____. Os professores e a gestão do currículo: Perspectivas e práticas em análise. Lisboa: Porto Editora, 1999. Cap.IV, p. 99-109.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TARDIF, M . et al. O s professores face ao saber: Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação. Ano 4, p. 215-234, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".