O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa

Autores

  • Valdir Silva
  • Danilo Cristófaro A. da Silva
  • Paulo Henrique Celestino

Palavras-chave:

computador, Internet, colaboração, andaime, autonomia.

Resumo

Esse artigo discute a questão da autonomia de um professor de língua inglesa do ensino médio, em uma escola pública da cidade de Sete Lagoas, M G . Tomando como base o uso do computador como recurso pedagógico na/ para a construção de materiais didáticos. A proposta desta investigação teve um caráter de complementaridade entre as práticas pedagógicas desenvolvidas na modalidade tradicional de ensino e nas possibilitadas destas práticas através das novas tecnologias da comunicação e da informação. Para tanto, tomamos como pressupostos teórico-metodológicos a concepção colaborativa de ensino/ aprendizagem para o desenvolvimento de todas as ações requeridas para essa pesquisa-ação N osso objetivo foi que, através dessa interferência, fosse possível, efetivamente, contribuir não somente com uma atitude mais autônoma do professor, mas principalmente na sua capacidade em poder contribuir com formação de alunos cônscios sobre a importância da autonomia na aprendizagem de líng ua inglesa, e conseqüentemente, na aprendizagem e no aprimoramento de outras competências importantes para a vida desses aprendizes.

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 140–165, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3553.. Acesso em: 30 jun. 2024.

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