“TER DESTINO CONVENIENTE”1 EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA POBRE SOB OS OLHARES DOS AGENTES DA LEI NO LIMIAR DA REPÚBLICA BRASILEIRA

Autores

  • Milton Ramon Pires de Oliveira

Palavras-chave:

Infância pobre, Família, Educação, Agentes da lei, Primeira República,

Resumo

O delineamento das concepções de infância, família e educação, que foram empregadas pela polícia e por juristas é o foco privilegiado neste texto. Nas primeiras décadas do século XX, período de intensa dinâmica de expansão urbana no Rio de Janeiro, nos registros policiais rotineiros, bem como em uma obra de repercussão no campo jurídico, estão presentes concepções sobre a infância que passava aos cuidados da polícia sobre a educação, como meio  possível  de  alterar  o  que  era  tido  como  destino  condenado  e  sobre  a família, também objeto das práticas classificatórias.

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

“TER DESTINO CONVENIENTE”1 EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA POBRE SOB OS OLHARES DOS AGENTES DA LEI NO LIMIAR DA REPÚBLICA BRASILEIRA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 93–108, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3573.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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