OS INTELECTUAIS DIANTE DO MUNDO: ENGAJAMENTO E RESPONSABILIDADE
Palavras-chave:
Intelectuais, Política, Poder, EngajamentoResumo
O objetivo deste artigo é resgatar a polêmica sobre o engajamento dos intelectuais, suas relações com o poder, função e responsabilidade social. Após retomar as origens e significado da palavra “intelectual”, faz-se uma reflexão sobre as relações, complexas e polêmicas, entre a palavra e a ação, a teoria e a prática dos intelectuais. Procura-se demonstrar que o tema permanece atual e se traduz no dilema do engajamento da intelligentsia e sua responsabilização perante a sociedade na qual se insere. Refuta-se a tese da neutralidade axiológica e, inspirado em autores como Paulo Freire, afirma-se a necessidade dos intelectuais se comprometerem criticamente enquanto sujeitos transformadores.Downloads
Referências
BOBBIO, N. Os intelectuais e o poder: dúvidas e opções dos homens de cultura na sociedade contemporânea. São Paulo: Editora UNESP, 1997.
FREIRE, P; SCHOR, I.. Medo e ousadia - o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, P. . Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. São Paulo: Círculo do Livro, s. d.
MARX, K. Teses Sobre Feuerbach. In: Marx & Engels, Obras Escolhidas, v. I. Lisboa: Edições “Avante”; Moscou: Edições Progresso, 1982. pp. 01- 05
SARTRE, J. P.. Que é Literatura. 2. ed. São Paulo: Ática, 1993.
______. Em defesa dos intelectuais. São Paulo: Ática, 1994.
SILVA, H. R. da. Texte, action et histoire: Réflexions sur le phénomène de l’ engagement. Paris: Editions L’ Harmattan, 1995.
SCHWARTZMAN, S. Ciência, universidade e ideologia: a política do conhecimento. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1981.
TOCQUEVILLE, A. de. O Antigo regime e a revolução. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982.
TRAGTENBERG, M. Sobre educação, política e sindicalismo. 2. ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1990. (Coleção Teoria e Práticas Sociais).
WEBER, M. Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".