ENSINO ESPECIAL: A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS JUNTO A DOCENTES DA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Paulo César Moreira

Palavras-chave:

Inclusão, Educação, Portadores de necessidades especiais, docente.

Resumo

A partir do momento em que a escola passa de fato e de direito a ter a nomenclatura de “Escola Inclusiva”, passa a haver a afirmação dessa necessidade, gerando no grupo de professores uma inquietação e ansiedade diante da necessidade da busca de base teórica, associada a uma prática diária. Com base nestes fatos, o presente estudo discute a inclusão no Ensino Fundamental: sua fundamentação legal e sua implementação nas escolas públicas brasileiras que passaram a ser, legalmente, consideradas como Escolas Inclusivas. No entanto, esse processo pode decorrer em vários problemas relacionados à infra-estrutura, recursos físicos e profissionalização dos educadores para uma adequada interação do aluno com necessidades especiais em escolas regulares, problemática ética a ser discutida ao longo desde estudo.

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

MOREIRA, Paulo César. ENSINO ESPECIAL: A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS JUNTO A DOCENTES DA ESCOLA PÚBLICA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 29–52, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3582. Acesso em: 6 mar. 2025.