O PAPEL DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL
Palavras-chave:
Infância, Ludicidade, Aprendizagem.Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar a importância da ludicidade no processo de aprendizagem de crianças. Para realizá-lo, elaboramos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, buscando entender o que alguns autores compreendem sobre o jogo, os brinquedos e as brincadeiras para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Tentando apontar uma nova perspectiva para a ludicidade construímos este trabalho, acreditando que, muitas vezes, não é levado em conta que é na hora das brincadeiras que a criança tem oportunidade de experimentar situações que ocorrem no seu dia-dia e transformá-las em novos conhecimentos, através das trocas e re-criações que faz de sua realidade. Este estudo traz alguns conceitos e concepções importantes que fazem parte da vida da criança como: ludicidade, infância, educação, pedagogia, brincadeira, brinquedo e jogos, bem como a importância da presença do lúdico na construção de conhecimentos infantis.Downloads
Referências
ALMEIDA, P. N. de. Educação Lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1990.
ANTUNES, C. Educação Infantil prioridade imprescindível. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
ASCOLI, C. C. B.; BRANCHER V.R. A importância dos jogos para o ensinoaprendizagem da Matemática. 2006. p. 01- 11. (Digitado).
BORBA, . M . O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: Brasil. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006. p. 33-45.
BRANCHER, V. R. Cultura Infantil: problematizando a ludicidade e o ser criança hoje. 2007. p. 12. (Digitado).
BRANDÃO, C. R. O que é Educação. 26. ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.
BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
DURKHEIM , E. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
GARCIA, R. L. (org). Crianças, essas conhecidas tão desconhecidas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
GHIRALDELLI, P.Jr. O que é Pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 1988.
KISHIMOTO, T. M . O jogo e a educação infantil. Pioneira Thomson Learning, 2003.
KRAMER, S. A Infância e sua singularidade. In: Brasil. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006. p.13-24.
NASCIMENTO, C. T.; BRANCHER, V. R.; OLIVEIRA, V.F. A Construção Social do conceito de infância: algumas interlocuções históricas e sociológicas. 2007. p. 01-16. (Digitado).
OLIVEIRA, V. F de; OLIVEIRA W. F. de. Criança e infância: quando o encontro é marcado e não acontece. In: OM EP, Cadernos temáticos IV – Vivências das infâncias. Santa Maria, RS, 2006. 33-46
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
TRINDADE, R. dos; SANTOS, A. L. da. Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente, São Paulo: Martins Fontes, 1987.
WAJSKOP, G. Brincar na Pré-escola. São Paulo: Cortez, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".