O PAPEL DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL

Autores

  • Darlene Scholze
  • Vantoir Roberto Brancher
  • Cláudia Terra do Nascimento

Palavras-chave:

Infância, Ludicidade, Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a importância da ludicidade no processo de aprendizagem de crianças. Para realizá-lo, elaboramos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, buscando entender o que alguns autores compreendem sobre o jogo, os brinquedos e as brincadeiras para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Tentando apontar uma nova perspectiva para a ludicidade construímos este trabalho, acreditando que, muitas vezes, não é levado em conta que é na hora das brincadeiras que a criança tem oportunidade de experimentar situações que ocorrem no seu dia-dia e transformá-las em novos conhecimentos, através das trocas e re-criações que faz de sua realidade. Este estudo traz alguns conceitos e concepções importantes que fazem parte da vida da criança como: ludicidade, infância, educação, pedagogia, brincadeira, brinquedo e jogos, bem como a importância da presença do lúdico na construção de conhecimentos infantis.

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Referências

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Publicado

2019-09-26

Como Citar

SCHOLZE, Darlene; BRANCHER, Vantoir Roberto; NASCIMENTO, Cláudia Terra do. O PAPEL DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 69–82, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3584. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO