UMA REFLEXÃO SOBRE OS LIMITES DA FUNÇÃO DOCENTE

Autores

  • Osmar Quim

Palavras-chave:

Trabalho docente, formação de professores, racionalidade técnica, racionalidade prática, prático reflexivo.

Resumo

O presente trabalho consiste numa reflexão de alguns estudos sobre a profissão docente, os novos conceitos/modelos do trabalho docente e de professor que se encontram presentes na literatura que versa sobre o tema e são alvos de discussões em diversos textos. Sem necessariamente esgotar o tema, que é bastante complexo, este texto busca tratar sucintamente o assunto em questão, apresentando algumas concepções de professor e do trabalho docente. Pautado nas considerações feitas por André e Contreras, dentre outros, pretende-se mostrar a problemática encontrada nas pesquisas atuais, que de uma forma ou de outra, encontram-se presentes nos estudos sistemáticos sobre o trabalho docente, pois, na maioria das vezes ele é visto apenas por uma perspectiva, o que pode limitar muito a formação de um conceito de profissionalidade, dada à complexidade do trabalho realizado pelos professores em sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRÉ, M . A pesquisa sobre formação de professores no Brasil – 1990 – 1998. In: Ensinar e aprender: sujeito, saberes e pesquisa. (X ENDIPE). Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 1999. p. 83 –99.

CANDAU, V. M . Formação continuada de professores: tendências atuais. In: REALLI, A.M .M .R; M MIZUKAMI, M .G.N. (Orgs). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EDUFSCar, 1996. p. 139-152.

CHAKUR, C. R. de S. L. Desenvolvimento profissional docente: uma leitura piagetiana. 2000a. 275f. Tese. (Livre docência) - UNESP, Araraquara.

CHAKUR, C. R. de S. L. (Des) Profissionalização docente e formação continuada: situação e perspectivas atuais. In: LEITE, C. D. P.; OLIVEIRA, M . B. L. de; SALLES, L. M . F. (orgs). Educação, psicologia e contemporaneidade – novas formas de olhar a escola. Taubaté/SP: Cabral Editora Universitária, 2000b. p.71-89.

CONTRERAS, J. La autonomia del profesorado. Madrid: Morata,1997.

CUNHA, M. I. da. O bom professor e sua prática. 12. ed. Campinas: Papirus, 2001. FELDENS, M . da G. Furtado, Pesquisa em educação de professores: antes, agora e depois? In: Fórum educacional, v.7, n. 2, abril/junho, 1983, p. 26-44.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas,1997.

HUBERMAN. M . O ciclo de vida profissional dos professores. In: NOVOA, A. Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000. p. 31-61.

M ARIN, A. J. Propondo um novo paradigma para formar professores a partir das dificuldades e necessidades históricas nessa área. In: REALLI, A. M .M .R.; M MIZUKAMI, M .G.N.(Orgs). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EDUFSCar, 1996. p. 139-152.

OLIVEIRA, M . R. N. S. A sala de aula como objeto de análise na área da didática. In: OLIVEIRA, M . R. N. S. (org). Didática, ruptura, compromisso e pesquisa. Campinas: Papirus, 1993. p.35-62.

PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NOVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992. p. 93-114.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

UMA REFLEXÃO SOBRE OS LIMITES DA FUNÇÃO DOCENTE. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 83–95, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3585.. Acesso em: 3 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 391

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.