UMA REFLEXÃO SOBRE OS LIMITES DA FUNÇÃO DOCENTE

Autores

  • Osmar Quim

Palavras-chave:

Trabalho docente, formação de professores, racionalidade técnica, racionalidade prática, prático reflexivo.

Resumo

O presente trabalho consiste numa reflexão de alguns estudos sobre a profissão docente, os novos conceitos/modelos do trabalho docente e de professor que se encontram presentes na literatura que versa sobre o tema e são alvos de discussões em diversos textos. Sem necessariamente esgotar o tema, que é bastante complexo, este texto busca tratar sucintamente o assunto em questão, apresentando algumas concepções de professor e do trabalho docente. Pautado nas considerações feitas por André e Contreras, dentre outros, pretende-se mostrar a problemática encontrada nas pesquisas atuais, que de uma forma ou de outra, encontram-se presentes nos estudos sistemáticos sobre o trabalho docente, pois, na maioria das vezes ele é visto apenas por uma perspectiva, o que pode limitar muito a formação de um conceito de profissionalidade, dada à complexidade do trabalho realizado pelos professores em sala de aula.

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Referências

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

UMA REFLEXÃO SOBRE OS LIMITES DA FUNÇÃO DOCENTE. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 83–95, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3585.. Acesso em: 19 nov. 2024.

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