ÉTICA E CIÊNCIA EM MODELOS RETARDATÁRIOS
Palavras-chave:
Ética, Ciência, Produção do conhecimento, Campo científico, Desenvolvimento desigual.Resumo
Seguindo a teoria da prática do sociólogo francês Pierre Bourdieu, especialmente no tocante ao conceito de campo, este breve ensaio toma a produção científica e tecnológica como campo em duas perspectivas: como campo científico e como campo político. No sentido de campo político, a ciência é uma situação concorrencial, na qual estão vários agentes em disputa pela melhor representação de uma parte significativa ou de todos os cidadãos. M as as pesquisas científicas bem como os seus produtos veiculados via mercado devem ser sempre confrontados com princípios éticos, entendendo-se aqui a ética numa perspectiva social e não na perspectiva de aperfeiçoamento de valores individuais. Nesse sentido, a ciência não pode negligenciar: a centralidade de homens e mulheres enquanto totalidades físicas, espirituais, culturais e políticas; as condições ambientais nas quais vivem esses homens e mulheres; e a urgência de uma compreensão intercultural da sociedade.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: Introdução ao jogo e suas regras. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BETTO, Frei. Crise da modernidade e espiritualidade. In: ROITM AN, Ari (Org.). O desafio ético. Rio de Janeiro: Garamond, 2000. p. 31-46.
____. Física, cosmologia, teologia e espiritualidade. In: Fragmentos de Cultura. Goiânia. v.11, n.6, p. 927-966, no./dez. 2001.
BOURDIEU, Pierre. A representação política: Elementos para uma teoria do campo político. In: O poder simbólico. Rio de Janeiro/Lisboa: Bertrand Brasil S.A/DIFEL, 1989, p. 163-202.
____. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu. Col. Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155.
____. Les usages sociaux de la science: Pour une sociologie clinique du champ scientifique. Paris: INRA Editions, 1997.
BURSZTYN, M arcel. Ciência, ética e sustentabilidade: Desafios ao novo século. In: BURSZTYN, M . (Org.). Ciência, ética e sustentabilidade. Desafios ao novo século. São Paulo/Brasília: Cortez/CDS-UnB, 2001. p. 9-20.
DUBY, G e WALLON, A. Histoire de la France rurale. 3. De 1789 à 1914. Paris: Éditions du Seuil, 1976.
HEGENBERG, Leônidas. Ciências. In: Explicações científicas: Introdução à filosofia da ciência. São Paulo: EDUSP, 1969. p. 13-24.
MARTINS, Carlos B. Estrutura e ator: a teoria da prática em Bourdieu. Educação e Sociedade. Ano IX, n.27, set 1987. p. 33-46.
PROCÓPIO, Argemiro. Segurança humana, educação e sustentabilidade. In: BURSZTYN, M . (Org.). Ciência, ética e sustentabilidade. Desafios ao novo século. São Paulo/Brasília: Cortez/CDS-UnB, 2001. p. 115-142.
RABUSKE, Edvino A. A dimensão da ética. In: Antropologia filosófica. Petrópolis: Vozes, 1987. p. 173-199.
SOARES, Luiz Eduardo. A ética e o intelectual no século XXI: ou a arte de cultivar desertos privados. In: ROITM AN, Ari (Org.). O desafio ético. Rio de Janeiro: Garamond, 2000. p. 47- 77.
TOURAINE, Alain. Poderemos viver juntos?: Iguais e diferentes. Petrópolis: Vozes, 1999.
VALLS, Álvaro L. M . O que é ética. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1989 (Col. Primeiros Passos).
VIOTTI, Eduardo B. Ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável brasileiro. In: BURSZTYN, M . (Org.). Ciência, ética e sustentabilidade. Desafios ao novo século. São Paulo/Brasília: Cortez/CDS-UnB, 2001. p. 143-158.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".