AS TICs E A (RE) DESCOBERTA DO CONHECIMENTO PELA “ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA DOCENTE”
Palavras-chave:
tecnologias, formação docente, sociedade e informação.Resumo
O presente texto procura retratar a importância e relevância dos cursos de formação de professores mediante a utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na educação. O impacto causado pelas tecnologias, não apenas na educação, mas na sociedade como um todo, é o alvo deste texto que pretende abranger a importância da formação do professor crítico como uma forma de estabelecer uma conexão entre os anseios e as necessidades sociais e o papel da escola enquanto colaboradora na inserção do ser humano no meio social. Por este motivo, enfoca-se a idéia de que tanto a formação inicial quanto à formação continuada do professor deve ser o ponto de partida para estas transformações.Downloads
Referências
BARRETO, Raquel Goulart (org). Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quarter, 2001.
________. Formação de professores, tecnologias e linguagens: mapeando velhos e novos (des) encontros. São Paulo: Loyola, 2003.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia educação? Campinas-SP. Autores Associados, 2001.
________(org). A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Loyola, 2002.
________. O que é educação a distância? Campinas-SP: Autores Associados, 2001.
CANDAU, Vera Maria Ferrão (coord). Novos rumos da licenciatura. Brasília: INEP, 1987.
________, A formação de educadores: uma perspectiva multidimensional. Em aberto. Brasília, 1 (8): 19-21, ago, 1982. CHAUÍ, M . A universidade operacional. Folha de São Paulo, Caderno Mais! Maio de 1999.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2000.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Notas acerca do saber e do saber fazer da escola. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, (40): p.58-60, fev, 1982.
DANIEL, John. Educação e tecnologia num mundo globalizado. Brasília, Unesco, 2003.
DELVAL, Juan. Teses sobre o construtivismo. In: ARNAY, José. RODRIGO, Maria José (orgs). Conhecimento cotidiano, escolar e científico: representação e mudança. 2. ed. São Paulo: Ática, 2002.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis. São Paulo: Cortez, 1998.
KENSKI, Vani Moreira. Em direção a Uma Ação Docente Mediada Pelas Tecnologias Digitais. In: Barreto, Raquel Goulart (org.). Tecnologias Educacionais e Educação a Distância: Avaliando Políticas e Práticas. Rio de Janeiro: Quarter, 2001.
________. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas – SP: Papirus, 2003.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 12. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
LIB NEO, J.C. Tendências pedagógicas na pratica escolar. In: Revista Nacional de Educação nº 6. São Paulo: Cortez, 1983.
MORAN, José Manoel. MASETTO, Marcos T. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas SP: Papirus, 2001.
PENTEADO, Heloísa Dupas. (org). Pedagogia da comunicação: teorias e práticas. São Paulo: Cortez, 1998.
PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Formação de professores: pesquisa, representações e poder. Belo Horizonte. Autêntica, 2000.
PRETTO, Nelson de Luca. Uma escola sem/com futuro. Campinas, São Paulo: Papirus, 2002.
SAMPAIO, Marisa Narcizo. LEITE, Lígia Silva. Alfabetização Tecnológica do Professor. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.
SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. Comunicação, Educação e Novas Tecnologias. Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Editora FAFIC, 2003.
______, A Informática na Educação: Um caso de Emergência. Rio de Janeiro. DAMADÁ, 1999.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis RJ: Vozes, 2002.
TARTOJADA, Iolanda. FLECHA, Ramón. Desafios e saídas educativas na entrada do século. In: IM BERNÓN, F. (org). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".