OS JOGOS E BRINCADEIRAS DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: UMA POSSIBILIDADE NA PRÁTICA EDUCATIVA

Autores

  • Sonia Cristina de Oliveira
  • Cleomar Ferreira Gomes

Palavras-chave:

Adolescência, Violência, Ludicidade. Jogos, Brincadeiras

Resumo

Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a ludicidade de adolescentes infratores. Sendo um dos objetivos identificar os jogos e as brincadeiras dos adolescentes presentes na vida em clausura. Participaram da pesquisa catorze adolescentes do sexo masculino com idade de quinze a dezoito anos que cumpriam medida socioeducativa de internação. Discorremos algumas considerações acerca do tema, caminhando na trilha de autores de matriz sociocultural, para daí podermos seguir no entedimento do brincar dotado de significações. Consta deste artigo parte dos resultados colhidos a partir de heurísticas atinentes a ludicidade dos sujeitos e aponta algumas reflexões e desafios no processo educativo do adolescente infrator.

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

OS JOGOS E BRINCADEIRAS DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: UMA POSSIBILIDADE NA PRÁTICA EDUCATIVA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 115–128, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3612.. Acesso em: 3 jul. 2024.

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