O OLHAR DOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES

Autores

  • Evandro Ricardo Guindani
  • Ortenila Sopelsa

Palavras-chave:

Metodologias, Ensino Superior, Aprendizagem

Resumo

A presente investigação enquadra-se em estudos sobre processos educativos, instituindo a singularidade das atividades em sala de aula da Unoesc. A palavra dos alunos foi analisada a partir de suas variadas percepções sobre as metodologias utilizadas em sala de aula e iluminam o entendimento da instituição, seus propósitos e fins. As conclusões revelam aspectos tecnológicos e metodológicos presentes nas experiências da Unoesc e indicam a tendência para um ensino global, que permite o uso das tecnologias mais avançadas. A investigação contribuiu para problematizar a relação entre a concepção de aprendizagem do professor e a do acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALARCÃO, I. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001. 144 p.

ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. (Org). Processos de ensinagem na universidade. Joinville-SC: Univille, 2003.

ASSMANN, H. Metáforas novas para reencantar a educação. 3. ed. Piracicaba: Unimep, 2001.

BARREYRO, Gladys Beatriz; ROTHEN, José Carlos. “SINAES” contraditórios: considerações sobre a elaboração e implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, out. 2006 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300015&lng=pt&nrm=iso> . Acesso em: 15 nov. 2008. doi: 10.1590/S0101-73302006000300015

HÉRY, Eveline. Un Siècle de Leçons d´Histoire. Rennes: Presses Univesitaires, 1999.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2001.

NOVOA, A. Vida de professores. Porto-Portugal: Porto Editora, 2000. 215 p.

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Brasília: Inep, 2001.

PLANO NACIONAL DE GRADUAÇÃO - PNG/ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Brasília, 1999.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Como Citar

GUINDANI, Evandro Ricardo; SOPELSA, Ortenila. O OLHAR DOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 51–69, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3618. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)