A CRIANÇA E AS CONDIÇÕES BÁSICAS NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃO
Palavras-chave:
Criança, Linguagem, AlfabetizaçãoResumo
Tomando como suporte as teorias de Vygotsky, Halliday e Bernstein e também algumas experiências e resultados de pesquisas, armazenados pelos membros do grupo de pesquisa Sociologia da Linguagem e Educação ao longo dos últimos 30 anos, o presente artigo busca discutir sobre as condições básicas necessárias à criança para o início do processo de alfabetização. Partindo da premissa de que toda criança nasce com capacidades intelectuais para aprender e que a linguagem é um importante dispositivo ao processamento do pensamento e das ações cuja aquisição depende da qualidade das relações sociais, este artigo concentra o foco da discussão sobre o papel do professor neste processo, principalmente daquelas crianças que chegam à escola sem as condições requeridas para a aprendizagem escolarDownloads
Referências
ARRIVÉ, M . Linguagem e psicanálise, lingüística e inconsciente: Freud, Saussure, Pichon, Lacan. Tradução de Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
BERNSTEIN, B. Class, codes and control: Theoretical studies towards a Sociology of Language. London: Routledge & Kegan Paul, 1971. v.1
CASSIRER, E. Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. Tradução de Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
GAHAGAN, G; GAHAGAN, D. M . Talk reform: An exploratory language program for infant school children. London: Routledge and Kegan Paul, 1970.
HALLIDAY, M . A. K. Explorations in the functions of language. London: Edward Arnold, 1973.
LOPES, E. Fundamentos da lingüística contemporânea. 15. ed. São Paulo: Cultrix, 1997.
NOZAKI, I. Código e desigualdade: um estudo experimental de socio-lingüística aplicado à tecnologia educacional. Rio de Janeiro: UERJ, 1986. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1986.
ORLANDI, E. P. O que é lingüística. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SOUZA, M . I. de. M igração e rotatividade escolar na área madeireira de Sinop. Cuiabá, M T: UFMT, 2001. Dissertação (Mestrado em Educação), Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, 2001.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Tradução de M . Resende. 42. ed. Lisboa: antídoto, 1979.
_______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. In: COLE, M ., JOHN-STEINER, V., SCRIBNER, S., SOUBERMAN, E. (Orgs.). Tradução de José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".