A CRIANÇA E AS CONDIÇÕES BÁSICAS NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Izumi Nozaki

Palavras-chave:

Criança, Linguagem, Alfabetização

Resumo

Tomando como suporte as teorias de Vygotsky, Halliday e Bernstein e também algumas experiências e resultados de pesquisas, armazenados pelos membros do grupo de pesquisa Sociologia da Linguagem e Educação ao longo dos últimos 30 anos, o presente artigo busca discutir sobre as condições básicas necessárias à criança para o início do processo de alfabetização. Partindo da premissa de que toda criança nasce com capacidades intelectuais para aprender e que a linguagem é um importante dispositivo ao processamento do pensamento e das ações cuja aquisição depende da qualidade das relações sociais, este artigo concentra o foco da discussão sobre o papel do professor neste processo, principalmente daquelas crianças que chegam à escola sem as condições requeridas para a aprendizagem escolar

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

A CRIANÇA E AS CONDIÇÕES BÁSICAS NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 71–84, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3619.. Acesso em: 3 jul. 2024.

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