PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Palavras-chave:
Formação de professores, profissão docente, ensino, licenciaturasResumo
O objetivo da pesquisa foi compreender os motivos que levaram os alunos escolherem um curso de licenciatura e como avaliam sua formação. Também compreender as percepções sobre a função do professor na sociedade atual e as perspectivas de futuro no âmbito dessa profissão. Foi uma construção coletiva desenvolvida na disciplina “Teorias Contemporâneas sobre formação de professores” no Mestrado em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma, Santa Catarina. Foram entrevistados 05 alunos de Artes Visuais e 05 de Matemática. A entrevista foi do tipo semiestruturada e ocorreu no segundo semestre de 2008. O estudo demonstrou que a escolha do curso se deu pela identificação com a área ou com a profissão docente ou por influência familiar; a função do professor é de mediar conhecimento, desenvolver o pensamento crítico, formar o cidadão. Há críticas sobre o distanciamento entre a formação e a realidade escolar e sonham em transformar a sociedade.Downloads
Referências
APPLE, Michael W. Os professores e o currículo: abordagens sociológicas. Lisboa: Educa/ Universidade de Lisboa, 1997.
BALZAN, Newton César. Ensino universitário em nível de excelência, limites e possibilidades em duas áreas de conhecimentos: ciências humanas e ciências sociais aplicadas. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 15, p. 39-53, nov 2003.
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (org.). Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155
CORREIA, José Alberto; MATOS, Manuel. Do poder à autoridade dos professores: o impacto da globalização na desconstrução da profissionalidade docente. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro;
CUNHA, Maria Isabel da (Orgs.). Desmestificando a profissionalização do magistério. Campinas: Papirus, 1999. p.9-13. CUNHA, Maria Isabel da. O currículo do ensino superior e a construção do conhecimento. Revista Iglu, Québec, Organização Universitária Interamericana, n. 3, p. 9-18, out 1992.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Políticas de educação superior e a prática pedagógica: um quadro do ordenamento jurídico e suas repercussões. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 13, 2006, Recife-PE. Anais. Recife-PE, 2006.
DEWEY, John. Como pensamos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
FANFANI, Emílio Tenti. Consideraciones sociologicas sobre profissionalización docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 99, mai/ago, p. 335-353, 2007.
FELDMAN, Daniel. Ajudar a ensinar: relações entre didática e ensino. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FERRY, Gilles. Pedagogia de la formación. Buenos Aires: Faculdade de Filosofia y Letras de la Universidade de Buenos Aires: Ediciones Novedades Educativas, 1997.
KUENZER, Acácia Zeneida. As políticas de formação: a constituição da identidade do professor sobrante. Revista Educação & Sociedade, Campinas, Ano XX, n° 68, p. 163-183, dez 1999.
LÜDKE, Menga; MOREIRA, Antônio Flávio Barbora; CUNHA, Maria Isabel da. Repercussões de tendências internacionais sobre a formação de nossos professores. Revista Educação e Sociedade, Campinas-SP, ano XX, n. 68, p. 278-298, dez 1999.
LÜDKE, Menga; BOING, Luiz Alberto. Caminhos da profissão e da profissionalidade docente. Campinas, v. 25, n. 89, p. 1159-1180, set/dez 2004.
NÓVOA, Antônio (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora Ltda., 1992.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p.16-33.
SANTOS, Lucíola Licinio de C. P. Formação de professores na cultura do desempenho. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1145-1157, set/dez 2004.
TARDIF, Maurice. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, práticas e saberes do magistério. In: CANDAU, Vera M. (Org.). X ENDIPE: didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP & A, 2000.
_____. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
THERRIEN, Jacques. Saber da experiência, identidade e competência profissional: como os docentes produzem sua profissão. Revista Contexto e Educação, Ijuí, ano 12, n° 48, p. 7-36, out/dez 1997.
VOLPATO, Gildo. Profissionais liberais e/ou professores? Compreendendo caminhos, representações e avaliação da docência na educação superior. 238f, 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências Humanas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo (RS).
ZABALZA, Miguel. Uma nova didáctica para o ensino universitário: respondendo ao desafio do espaço europeu de ensino superior. Texto para sessão solene ao 95º. Aniversário da Universidade do Porto. Portugal: U. Porto, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".