O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS DA DITADURA MILITAR

Autores

  • Eliane Mimesse

Palavras-chave:

prática pedagógica, ensino de História.

Resumo

Este estudo apresenta como se desenvolveu a prática pedagógica dos professores de História. Focaram-se os profissionais que ministraram aulas da disciplina de História nas escolas estaduais, nas séries que compreendiam o 1º e o 2º graus. A pretensão desta pesquisa centrou-se na perspectiva de se resgatar as práticas desses professores a partir da leitura e análise dos relatórios de estágios aqui usados como fontes. O período foi delimitado entre os anos de 1972, pela inexistência de fontes com datas anteriores e por coincidir com a publicação da Reforma do Ensino, e 1988, quando se notou o retorno efetivo das aulas de História no currículo; esses foram os anos da existência dos Estudos Sociais. As fontes analisadas foram documentos oficiais e os relatórios de estágios produzidos para a disciplina Prática de Ensino no curso de licenciatura em História da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

MIMESSE, Eliane. O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS DA DITADURA MILITAR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 103–120, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3644. Acesso em: 22 fev. 2025.