O TRABALHADOR DOCENTE FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES NA ECONOMIA MUNDIAL E NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Natália Morais Corrêa Borges de Aguiar

Palavras-chave:

conhecimento, educação, globalização, formação e trabalho docentes, análise do discurso.

Resumo

Este artigo apresenta subsídios teóricos para a análise das mudanças na economia mundial e seus reflexos no mundo do trabalho, principalmente na área de educação, por meio das políticas educacionais em que predominam discursos que influenciam os educadores e suas práticas. De maneira resumida, pretendemos refletir sobre os desafios que o trabalhador docente enfrenta hoje, com o advento da globalização, com as inovações tecnológicas e com a transformação do conhecimento num bem comercializado.

Downloads

Referências

ACORDO da OMC mercantiliza a educação. Ciência e Cultura, v. 55, n. 2, p. 20-20, abr/jun, 2003.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000.

BARRETO, R. G. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1181-1201, set/dez 2004.

COUTINHO, C. N.; TEIXEIRA, A. de P. (Orgs.) Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

DEMO, P. Educação e conhecimento: relação necessária, insuficiente e controversa. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000

______. Ironias da educação: mudanças e contos sobre mudança. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GIROUX, H. A.; MCLAREN, P. Formação de professor como uma contra-esfera pública: a pedagogia radical como uma forma de política cultural. In: MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. (Orgs). Currículo, cultura e sociedade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 125-154.

GRAMSCI, A. Cartas do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

MENEGHEL, S. M.; LAMAR, A. R. A avaliação como construção social: reflexões sobre as políticas de avaliação da educação no Brasil. In: DIAS SOBRINHO, J.; RISTOFF, D. (Orgs). Avaliação democrática para uma universidade cidadã. Florianópolis: Ed. Insular, 2002. p. 145-164.

MOCHOCOVITCH, L. G. Gramsci e a escola. São Paulo: Editora Ática, 2001. OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexiblização. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, set/dez 2004.

OLIVEIRA, D. A. (Org.). Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

OLIVEIRA, J. P. M. de. Sistemas de informação e sociedade. Ciência e Cultura, v.55, n.2, p. 39-41, abr/jun 2003.

RODRIGUES, M. L. Sociologia das profissões. Oeiras, Portugal: Celta Editora, 2002.

SANTOS, A. de F. T. dos. Antônio Gramsci e Paulo Freire: a escola e a construção da nova hegemonia. 114f, 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SHIROMA, E. O. et al. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva. Florianópolis, v. 23, n.2, p. 427-446, jul/dez 2005.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

AGUIAR, Natália Morais Corrêa Borges de. O TRABALHADOR DOCENTE FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES NA ECONOMIA MUNDIAL E NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 121–131, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3645. Acesso em: 22 abr. 2025.