ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO

Autores

  • Arlei Peripolli
  • Marilu Palma de Oliveira
  • Silvio Carlos dos Santos
  • Soraia Napoleão Freitas

Palavras-chave:

educador, competência, práticas pedagógicas, educandos talentosos.

Resumo

Este artigo busca refletir, por meio desta pesquisa bibliográfica e descritiva, sobre a formação e os saberes necessários para as novas possibilidades de práticas pedagógicas junto aos educandos talentosos. Procura delinear, desta forma, um novo paradigma em relação às competências do educador, baseado no pressuposto de que essas devem articular teoria e prática, valorizar a atitude crítico-reflexiva como elemento vital num fazer pedagógico situado enquanto prática social. Compreende-se, pois, as competências como um continuum, ou seja, como um processo que se (re)constrói na ação, representando, nesse caso, o processo de construção de identidade pessoal e profissional do educador. Trata-se de (re)pensá-lo e re)significá-lo como sujeito de um fazer, de um sentir e de um saber, através das experiências cotidianas. Acredita-se que a reflexão contínua e o autoconhecimento denotem caminhos desenhantes que possibilitam os sonhos, num movimento constante de: existir, sentir, refletir e ir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

AZZI, Sandra. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p.35-60.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC-SEESP, 2001.

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia científica. São Paulo: Prentice Halkl, 2002.

DELLORS, Jaques. Educação – um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1999.

FAZENDA, Ivani C. (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

_________. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. São Paulo/ Campinas: Papirus, 1995.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FIORENTINI, Dario et al. Saberes docentes: um desafio para acadêmicos. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia et al (Orgs). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas - SP: Mercado de Letras, 1998. p.307-335.

GARCIA, Carlos M . El pensamiento del professor. Barcelona: Ediciones CEAC, S.A, 1987.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1998.

GUARNIERI, Regina (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. Campinas-SP: Autores Associados, 2000.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2004.

NÓVOA, A. Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995.

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, n. 74, p.27-42, 2001.

PERRENOUD, Philipe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2000.

_________. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

RIOS, Terezinha A. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n.13, p.5-24, jan/fev/mac/abr 2000.

THERRIEN, Jacques; THERRIEN, ngela. A racionalidade prática dos saberes da gestão pedagógica da sala de aula. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p.77-96.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Como Citar

PERIPOLLI, Arlei; OLIVEIRA, Marilu Palma de; SANTOS, Silvio Carlos dos; FREITAS, Soraia Napoleão. ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 13–29, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3653. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO