EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores

  • Mário Antônio da Silva

Palavras-chave:

educação, razão instrumental, emancipação.

Resumo

O presente artigo pretende elaborar uma reflexão crítica em torno da questão educacional contemporânea. A crítica denuncia a instrumentalização da educação pela ordem política e econômica do mundo globalizado, reduzindo o homem a simples mão-de-obra alienada e barata. O texto acentua que o acesso a conhecimentos e habilidades constitui parte do processo de formação humana, mas não deve ser confundido com a totalidade do processo. Em seu aspecto proposicional, o texto defende que só podemos falar de educação se a tarefa educativa for pensada em termos de formação humana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Tradução de Wolfang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

BRASIL. Constituição da república federativa do Brasil de 1988. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

ARENDT, Hannah. A crise na educação: In: ______. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1997. p.221-247.

ARISTÓTELES. A política. Tradução de Nestor Silveira Chaves. São Paulo: Athena Editora, [S.d.]

_______. Ética a Nicômaco. Tradução de Cássio M . Fonseca. São Paulo: Tecnoprint, [S.d.].

CHAUÍ, Marilena. Prefácio. In: MATOS, Olgária. Filosofia a polifonia da razão: filosofia e educação. São Paulo: Scipione, 1997.

GILES, Thomas Ransom. Filosofia da educação. São Paulo: EPU, 1987.

JAEGER, Werner Willhelm. Paidéia: a formação do homem grego. Tradução de Artur M . Perreira. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

LEBRUN, Gérard. Sombra e luz em Platão. In: NOVAES, Adauto. O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MATOS, Olgária. Filosofia a polifonia da razão: filosofia e educação. São Paulo: Scipione, 1997.

__ __ __ _. Discretas esperanças: reflexões filosóficas sobre o mundo contemporâneo. São Paulo: Nova Alexandria, 2006.

NUNES, Benedito. No tempo do niilismo e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1993.

PLATÃO. Fédon. Tradução de Márcio Pugliesi e Edson Bini. São Paulo: Hemus, [S.d.].

________.Leis. Tradução de Márcio Pugliesi. São Paulo: Hemus, 1980.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

RICOEUR, Paul. Du texto à l’action; essai d’hermenéutique II. Paris: Seuil, 1986.

SIEBENEICHLR, Flávio B. Encontros e desencontros no caminho da interdisciplinaridade: G. Gusdorf e J. Habermas. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 1, n. 98, p.153-179, 1989.

VATTIMO, Gianni. A crise do humanismo. Revista Teoria, Bari, ano I, n. 2, p.63-87, 1981.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

SILVA, Mário Antônio da. EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 87–100, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3657. Acesso em: 6 mar. 2025.