TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Filomena Maria Arruda Monteiro

Palavras-chave:

profissionalidade docente, prática educativa, formação de professores.

Resumo

Este artigo apresenta a compreensão da construção das trajetórias profissionais, tomando como referência o estudo de caso de um grupo de professoras do ensino fundamental. Os depoimentos que aparecem no decorrer do texto se constituem como parte das unidades narrativas de quatro professoras do sistema municipal de educação de Cuiabá-M T. As análises revelam concepções e práticas pedagógicas que evidenciam busca constante de re-elaboração de um repertório de conhecimentos constitutivos da profissionalidade docente. Igualmente, sinaliza para a relação que há entre as aprendizagens construídas no decorrer da trajetória profissional e como as professoras as incorporam em sua ação de ensinar, influenciadas pelo contexto organizacional e curricular. Nesse sentido, vislumbra-se aprofundamento nas discussões sobre mudança, inovação e construção de autonomia desses profissionais.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

MONTEIRO, Filomena Maria Arruda. TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 101–115, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3658. Acesso em: 31 mar. 2025.