AS MÚLTIPLAS FACES DO ESPAÇO URBANO NO ESTUDO DA GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Geografia, espaço urbano, redes de fluxos, Sociologia Urbana.Resumo
Este artigo traz reflexões sobre o estudo da Geografia, a partir de uma visão que leve em consideração os diversos fenômenos que contribuem para configurar o espaço e os lugares; pensa o estudo das múltiplas faces do espaço urbano, com um olhar pretensamente crítico sobre a realidade no contexto da complexidade. Parte do princípio que estudar geografia é refletir acerca das interações dos atores sociais nos lugares; procurando identificar os interesses e, portanto, as relações de poder, que interferem na formação e transformação do espaço.Downloads
Referências
BADO, Sandra Regina de Lima. Desafios da Geografia: a cidade como conteúdo escolar no ensino médio. 2009. Tese (Doutorado em Geografia),
Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
UFRGS, Porto Alegre, 2009.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Tradução
de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
CALLAI. Helena C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In:
CASTROGIOVANNI, Antônio C. Ensino de Geografia: práticas e
textualizações no cotidiano. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 2. ed. Tradução de Roneide
Venâncio Majer. vol. I. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia, GO: Alternativa, 2002.
IASI, Mauro Luis. Ensaios sobre consciência e emancipação. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
MARX, K. ENGELS, F. A ideologia Alemã. 6. ed. Tradução de José Carlos
Bruni e Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: HUCITEC, 1987.
SANTOS, Milton. Por outra globalização: do pensamento único à consciência um universal. Rio de Janeiro: Recorde, 2000.
_________. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São
Paulo: HUCITEC, 1996.
_________. Por uma Geografia nova: São Paulo: HUCITEC, 1978.
SPÓSITO, Eliseu Savério. A vida nas cidades. 3. ed. São Paulo: Contexto,
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".