DOS CORPOS SENTADOS AOS GESTOS EM FUGA: ESTATUTOS DOS CORPOS EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO
Palavras-chave:
corpo sem órgãos, singularização, formação, invenção, arte.Resumo
Este artigo investiga o estatuto dos corpos nos processos de formação, em um percurso que parte dos “corpos dóceis” (Michel Foucault) em direção aos “corpos sem órgãos” (Deleuze e Guattari), do biopoder à biopotência. Interroga a propósito da potência do corpo, abordando um processo de construção do clown em artes cênicasDownloads
Referências
ARTAUD, Antonin. Les tarahumaras. Paris: Gallimard, 1971.
BAUMAN, Zygmunt. Medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loïc J. D. Penser relationnellement.
In:______. Réponses: pour une anthropologie réflexive. Paris: Seuil, 1992.
p.196-206.
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2001.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche. Paris: PUF, 1965.
________. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988a.
________. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1988b.
________. Lógica do sentido. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1974.
________. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
________. Desejo e Prazer. Cadernos de Subjetividade. São Paulo: PUC, jun.
p.13-25.
________. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.
________. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mille Plateaux. Paris: Minuit, 1980.
________. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
DUSSEL, Inês; CARUSO, Marcelo. A invenção da sala de aula. Uma genealogia
das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 7. ed.,
Rio de Janeiro: Graal, 1985.
________. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro:
Graal, 1984.
________. História da sexualidade III: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal,
b.
________. Vigiar e punir. 7. ed., Petrópolis: Vozes, 1989.
________. Dits et Écrits IV. Paris: Gallimard, 1995.
________. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
KASPER, Kátia M. Experimentações clownescas: os palhaços e a criação de
possibilidades de vida. Campinas-SP: UNICAMP, 2004. Tese (Doutorado
em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2004.
________. Experimentar, devir, contagiar: o que pode um corpo? Pro-Posições, Campinas, v. 20, n.3, Dec. 2009. p. 199-213. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?scrip t=sci_arttex t&pid=S0103-
&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 27 out. 2010.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.
________. How to talk about the body? The normative dimension of science
studies. Body & Society. London: SAGE Publications, v. 10 (2-3), 2004. p.
-229.
LAZZARATO, Maurizio. Du biopouvoir à la biopolitique. Multitudes. mars
Disponível em: <http://multitudes.samizdat.net/
spip.php?article207&var_recherche=biopolitique>. Acesso em: 28 março
LECOQ, Jacques. Le corps poétique. Arles: Actes Sud-Papiers, 1997.
LINS, Daniel. Antonin Artaud: o artesão do corpo sem órgãos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999.
LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
MOREAU, Jean-François. Spinoza. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987.
ORLANDI, Luiz B. L. Que estamos ajudando a fazer de nós mesmos? In:
RAGO, M; ORLANDI, Luiz B. L.; VEIGA-NETO, A. (Orgs.) Imagens de Foucault
e Deleuze: ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 217-
________. Corporeidades em minidesfile. Revista Eletrônica Alegrar, nº 1,
agosto. 2004. Disponível em: <http://www.alegrar.com.br/01/corpo/
index.html>. Acesso em: 28 março 2008.
PELBART, Peter P. Vida capital. São Paulo: Iluminuras, 2003.
SERRES, Michel. Variations sur le corps. Le Pommier, 1999.
SILVA, Kátia Maria. O corpo sentado: notas críticas sobre o corpo e o sentar
na escola. 1994. Dissertação (Mestrado em educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, UNICAMP, 1994.
SILVA, Cíntia Vieira. Corpo e Pensamento: Alianças Conceituais entre
Deleuze e Espinosa. 2007. Tese (Doutorado em Filosofia), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, UNICAMP, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".