TENTÁCULOS NEOLIBERAIS FRENTE AO ENSINO NACIONAL: O VELHO SE FAZ NOVO
DOI:
https://doi.org/10.30681/2178-7476.2019.31.7591Palavras-chave:
Educação. neoliberalismo. alienação.Resumo
Este artigo é resultado da disciplina Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. A escolha por essa unidade decorreu de sua relação estreita com o objeto de pesquisa da tese de doutorado em construção, sob o título de “Adoecimento docente em nível de pós-graduação”. A matriz orientadora foi o materialismo dialético. Os autores que nos subsidiaram foram: Freitag (1986); Freitas (2014); Libâneo (2010); Sguissardi (2006). Após abordagem e discussão teóricas, as considerações se pautaram na alienação do homem em pleno século XXI, por meio do ensino, operado claramente pelo capitalismo.Downloads
Referências
BANDEIRA, Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira. O Brasil real de 2002 a
Redecstorphoto, 05/09/2014. Disponível em:
blogspot.com/2014/09/o-brasil-real-de-2002-2013.html>. Arquivo capturado em: 22 abr. 2019.
BERTRAND, Yves; VALOIS, Paul. Paradigmas educacionais. Lisboa, Horizontes
Pedagógicos, 1994.
CAFARDO, Renata. Conselho Adia prazo para adaptar cursos de formação
de professores. Disponível em: <https://educacao.estadao.com.br/noticias/
geral,conselho-adia-prazo-para-adaptar-cursos-de-formacao-de-professor,70002385099>. Arquivo capturado em: 15 jul. 2018.
DOURADO, Luiz Fernandes. PNE 2014/2024: avaliação e perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2017.
FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. 6. ed. São Paulo: Moraes, 1986.
FREITAS, Luiz Carlos. Os reformadores empresariais da educação e a disputa
pelo controle do processo pedagógico na escola. Educ. Soc., Campinas, v. 35,
n. 129, p. 1085-1114, out./dez., 2014.
LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. In: ______; SANTOS, Armindo. (Orgs.)
Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. 3. ed.
Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.
LIMA, José. F HC vs Lula/Dilma, um quadro comparativo. GGN, 10/08/2014.
Disponível em: <https://jornalggn.com.br/noticia/fhc-vs-lula-dilma-um-quadro-comparativo/>. Arquivo capturado em: 22 abr. 2019.
PACHECO, José Augusto; MARQUES, Micaela. Governabilidade curricular:
ação dos professores em contextos de avaliação externa. In: OLIVEIRA, Maria
Rita (Org.). Professor: formação, saberes, problemas. Porto (Portugal): Editora
Porto, 2014.
PLASTINO, Carlos Alberto. A crise dos paradigmas e a crise do conceito de
paradigma. In: BRANDÃO, Zaia. 10. ed. A crise dos paradigmas e a educação.
São Paulo: Cortez, 2007.
PORTAL DA REDE FEDERAL. Expansão da Rede Federal. 02/03/2016. Disponível em: <http://redefederal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal>. Arquivo
capturado em: 22 abr. 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa Santos. O todo é igual a cada uma das partes.
Revista Crítica de Ciências Sociais., v. 10, n. 52/53, p. 5-11, 1999.
SGUISSARDI, Valdemar. A avaliação defensiva no “modelo CAPES de avaliação” - É possível conciliar avaliação educativa com processos de regulação e
controle do Estado? Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 49-88, jan./jun.
WALDOW, Vera Regina. Cuidado: uma revisão teórica. Rev. Gaúcha Enf., v. 13,
n. 2, p. 29-35, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".