O PNAIC NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS E SUA IMPLEMENTAÇÃO EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DO MUNICÍPIO DE MANAUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2019.31.93112

Palavras-chave:

PNAIC, escolas ribeirinhas, políticas educacionais inclusivas

Resumo

Neste artigo refletimos sobre o processo de implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, política pública que prevê a alfabetização das crianças até os oito anos de idade, nas escolas ribeirinhas do Município de Manaus considerando o contexto da inclusão. Baseado em pesquisa descritiva qualitativa, os dados foram obtidos em levantamento documental e bibliográfico a luz das políticas educacionais para a inclusão. Foram identificadas 61 escolas na área ribeirinha de Manaus. As noções foucaultianas da biopolítica e outras advindas das políticas educacionais inclusivas nos auxiliaram a entender o alinhamento do PNAIC com as políticas públicas de inclusão como uma nova prática de governamentalidade das populações ribeirinhas. As barreiras para a garantia do direito ao acesso e permanência nas escolas e ao Atendimento Educacional Especializado aos estudantes; as dificuldades no deslocamento e o desconhecimento dos alunos e familiares dos seus direitos são importantes questões que necessitam ganhar visibilidade.

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Publicado

2019-09-27

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Seção

ARTIGO

Como Citar

FERNANDES, Wania Ribeiro; STELLI, Maria Norma Magalhães. O PNAIC NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS E SUA IMPLEMENTAÇÃO EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DO MUNICÍPIO DE MANAUS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 93–112, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2019.31.93112. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3854. Acesso em: 20 mar. 2025.