A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2019.31.113133

Palavras-chave:

gestão participativa, escola pública, pedagogia social de base antroposófica

Resumo

A pesquisa da qual originou este artigo teve como objetivo conhecer como ocorre a participação da comunidade escolar na gestão de duas unidades de ensino da Educação Básica, situadas em Mato Grosso. A Escola Feliz é pública, orientada pela Lei nº 7.040/98/MT. A Escola Alegre é privada, orientada pela Pedagogia Social de Base Antroposófica de Rudolf Steiner. Foram realizadas pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Utilizou-se questionário e entrevista semiestruturada para a coleta dos dados que estão descritos e explicados qualitativamente na perspectiva da fenomenologia hermenêutica. Principais resultados: na Escola Feliz as falas dos sujeitos indicam o não entendimento do que é participação. Na Escola Alegre em determinados momentos a participação da comunidade é solicitada com maior ênfase. Os sujeitos das duas instituições aprovam a gestão de suas escolas, contudo, reconhecem que seria melhor um maior envolvimento da comunidade nos assuntos da instituição.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA WALDORF. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 113–133, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2019.31.113133. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3855.. Acesso em: 26 dez. 2024.

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