NEGAÇÃO E ESVAZIAMENTO DO CAMPO: O QUE A ESCOLA TEM A VER COM ISSO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2019.31.135159

Palavras-chave:

campo, esvaziamento do campo, educação escolar.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo trazer para o debate questões que envolvem o campo, mais especificamente, o esvaziamento e envelhecimento da população (camponesa) e a escola. Sobretudo, nas últimas décadas, há um campo que se esvazia e envelhece. Por que isso vem ocorrendo? E a educação/ escola nesse processo? O texto traz um debate teórico com autores que discutem o tema na atualidade. A organização estrutural do texto procura demonstrar que o fenômeno estudado está diretamente relacionado a seu contexto, o que permite uma reflexão para além das imposições do capital para a educação do campo. As discussões, análises e conclusões mostram que a condição da reprodução da agricultura camponesa (mais afetada pelo fenômeno) é fato central no estabelecimento de uma relação específica entre a manutenção e estagnação dos espaços rurais.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

PERIPOLLI, Odimar J.; BRITO, Flávia Lorena. NEGAÇÃO E ESVAZIAMENTO DO CAMPO: O QUE A ESCOLA TEM A VER COM ISSO?. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 135–159, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2019.31.135159. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3856. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO