NEGAÇÃO E ESVAZIAMENTO DO CAMPO: O QUE A ESCOLA TEM A VER COM ISSO?
DOI:
https://doi.org/10.30681/2178-7476.2019.31.135159Palavras-chave:
campo, esvaziamento do campo, educação escolar.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo trazer para o debate questões que envolvem o campo, mais especificamente, o esvaziamento e envelhecimento da população (camponesa) e a escola. Sobretudo, nas últimas décadas, há um campo que se esvazia e envelhece. Por que isso vem ocorrendo? E a educação/ escola nesse processo? O texto traz um debate teórico com autores que discutem o tema na atualidade. A organização estrutural do texto procura demonstrar que o fenômeno estudado está diretamente relacionado a seu contexto, o que permite uma reflexão para além das imposições do capital para a educação do campo. As discussões, análises e conclusões mostram que a condição da reprodução da agricultura camponesa (mais afetada pelo fenômeno) é fato central no estabelecimento de uma relação específica entre a manutenção e estagnação dos espaços rurais.Downloads
Referências
ABRAMOVAY, Ricardo. Juventude e agricultura familiar: desafios dos novos
padrões sucessórios. Brasília: Unesco, 1998.
BISPO, Cláudia Luiz de Souza; MENDES, Estevane de Paula Pontes. O rural e o
urbano brasileiro: definições em debate. Anais do XVI Encontro Nacional dos
Geógrafos. Porto Alegre/RS, 2010.
BRASIL, MEC. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do
Campo. Resolução nº 1, de 03 de abril de 2002.
BRASIL, MEC. Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de
BRASIL, MEC. Guia de livros didáticos: PNLD Campo 2013: Guia de Livros. –
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, 2012.
BRASIL. Decreto-lei 311, de 02/03/1938. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del0311.htm Acesso em 08/05/2019.
BRITO, Flávia Lorena. O Esvaziamento do Campo e da Escola Entre os Jovens
Camponeses: O Caso da Comunidade da Voadeira – Barra do Garças/MT. Dissertação (Mestrado). PPGEDu/Unemat. 167 p. Cáceres-MT, 2015.
CALDART, Roseli Salete; FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Dicionário de Educação
do Campo. Rio de Janeiro/São Paulo: Expressão Popular, 2012.
CAMARANO, Amélia; ABRAMOVAY, Ricardo. Êxodo rural, envelhecimento e
masculinização no Brasil: panorama dos últimos cinquenta anos. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 21, 1998, Caxambu, MG Anais... Caxambu: ANPOCS,
DUARTE, Newton. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação. Set./Out./ Nov./Dez 2001, nº 18. Disponível em: http://www.scielo.br/
pdf/rbedu/n18/n18a04.pdf. Acesso em: 22/04/2014.
EUZÉBIOS FILHO, Antônio. Sujeito e Consciência: entre a alienação e a emancipação. Tese (Doutorado) PUC-Campinas, 2010.
FREITAS, Luis Carlos. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. Campinas: Papirus, 1995.
MACHADO, Ilma Ferreira. Qual a Organização Curricular Necessária à Escola
do Campo? In: CARVALHO, Diana Carvalho de et al. (org). Currículo, diversidade e formação. Florianópolis, Ed. Da UFSC, 2008.
MACHADO, Ilma Ferreira; VENDRAMINI, Célia Regina. Políticas públicas para a educação do
campo: da necessidade aos limites. Disponível em: seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/viewFile/6470/4779 (Acesso em 13/01/2015, às 18h00min)
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã, 1º Capítulo: seguido das
teses sobre Feuerbach (trad.: Silvio Donizete Chagas) São Paulo: Centauro,
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2ª ed. São Paulo, Boitempo: 2008.
PERIPOLLI, Odimar João. Expansão do Capitalismo na Amazônia Norte mato-
-grossense: a mercantilização da terra e da escola. Tese (Doutorado). FAED/
UFRGS.276p. Porto Alegre/RS, 2009.
PERIPOLLI, Odimar João. O processo de esvaziamento do campo entre os jovens camponeses:
os desafios colocados à escola. Revista da Faculdade de Educação/Universidade do Estado de Mato Grosso: Multitemática. Ano IX, nº 16 (jul./dez. 2011)
Cáceres: Unemat Editora.
REIS, Douglas Sathler dos, O Rural e Urbano no Brasil. Trabalho apresentado
no XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, realizado em Caxambú- MG – Brasil, de 18 a 22 de setembro de 2006.
RIBEIRO, Marlene. Movimento Camponês, trabalho e educação: liberdade,
autonomia, emancipação: princípios/fins da formação humana. 2. ed. São
Paulo: Expressão Popular, 2013.
SAVIANI, Demerval. Da nova LDB ao Novo Plano Nacional de Educação: por
uma outra política educacional. São Paulo: Autores Associados, 1998.
SPAGNOLO, Fernando. Escola e educação para o trabalho no meio rural: O
caso de Barra do Corda. São Paulo, CENAFOR, 1972.
VIANA, Nildo. A Dialética como Ideologia. Fragmentos de Cultura, Ifiteg/UCG.
Vol 12, Especial, Março/2011, pp. 95-116.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".