EXPECTATIVAS DE ESTUDO E TRABALHO DE CONCLUINTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/2178-7476.2019.31.237259Palavras-chave:
educação e trabalho, habitus, capital cultural.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as relações entre os capitais econômico, cultural e social de concluintes de uma escola pública e periférica de município do interior do Estado de São Paulo e suas expectativas de estudo e trabalho. Os procedimentos de pesquisa utilizados foram questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados foram analisados com base nos conceitos de Bourdieu de habitus, capital econômico, cultural e social. Verificou-se que o capital cultural foi o que mais influenciou as expectativas. Muitos dos estudantes e familiares ingressaram no trabalho em olarias ainda crianças, com percalços na escolarização. Na prática social, há a formação de um habitus especialmente voltado ao trabalho. Embora existam discursos favoráveis aos estudos, sua concretização e/ ou continuidade lhes parece custosa e improvável, em função do conjunto dos capitais e de suas disposições interiorizadas.Downloads
Referências
ANA-MÃE DE FLÁVIA. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.
ALMEIDA, L. C.; BETINI, G. A. Investigação sobre a escola e seu entorno: estudo bibliográfico de produções nacionais. Revista de Educação Pública, Cuiabá,
v. 24, n. 55, p. 33-56, jan./abr. 2015.
BARRETO, E. S. S. As novas políticas para o Ensino Médio no contexto da Edu- cação Básica. In: ZIBAS, D.; AGUIAR M. A.; BUENO, M. S. S. (orgs). O Ensino
Médio e a reforma da Educação Básica. Brasília: Plano Editora, 2002, p.353-
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução: Mariza Corrêa. Campinas, SP: Papirus, 2008.
BOURDIEU, P. Classificação, desclassificação, reclassificação. In: NOGUEIRA, M. A.;
CATANI, A. (orgs.). Escritos de Educação. Tradução: Denice Bárbara Catani. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998a, p.145-184.
CATANI, A. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e a cultura.
In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, A. (orgs.). Escritos de Educação. Tradução: Aparecida Joly Gouveia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998b, p.39-64.
CATANI, A. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI,
A. (orgs.). Escritos de Educação. Tradução: Magali de Castro. Petrópolis, RJ:
Vozes, 1998c, p.71-79.
CATANI, A. O capital social: notas provisórias. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A.
(orgs.). Escritos de Educação. Tradução: Denice Barbara Catani e Afrânio Mendes Catani. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998d, p.65-69.
CATANI, A. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. (org.) Pierre Bourdieu:
Sociologia. Tradução: Paula Monteiro e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática,
, p.39-72.
CATANI, A. Le sens pratique. Tradução: Richard Nice. Paris: Minuit, p.87-109, 1980.
CÁSSIA. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.
CÍNTIA. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.
DENISE. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.
DIRETORA DA ESCOLA. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.
FARIA, R. M. Habitus, expectativas e estratégias de formação e trabalho de alunos de escolas urbana e rural do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
FREITAS, L. C. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior
da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação e Sociedade,
Campinas, v. 28, n. 100, p. 965-987, out. 2007.
GABRIELE. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.
LIMA, D. M. O. Diálogo entre a Sociologia e a Psicanálise: o indivíduo e o sujeito. Salvador, BA: Edufba, 2012.
LUCAS. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.
RAQUEL Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.
ROSA-MÃE DE RAQUEL. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.
SUELI-MÃE DE GABRIELE. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.
VANESSA. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.
VIVIAN. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".














