EXPECTATIVAS DE ESTUDO E TRABALHO DE CONCLUINTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2019.31.237259

Palavras-chave:

educação e trabalho, habitus, capital cultural.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as relações entre os capitais econômico, cultural e social de concluintes de uma escola pública e periférica de município do interior do Estado de São Paulo e suas expectativas de estudo e trabalho. Os procedimentos de pesquisa utilizados foram questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados foram analisados com base nos conceitos de Bourdieu de habitus, capital econômico, cultural e social. Verificou-se que o capital cultural foi o que mais influenciou as expectativas. Muitos dos estudantes e familiares ingressaram no trabalho em olarias ainda crianças, com percalços na escolarização. Na prática social, há a formação de um habitus especialmente voltado ao trabalho. Embora existam discursos favoráveis aos estudos, sua concretização e/ ou continuidade lhes parece custosa e improvável, em função do conjunto dos capitais e de suas disposições interiorizadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANA-MÃE DE FLÁVIA. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.

ALMEIDA, L. C.; BETINI, G. A. Investigação sobre a escola e seu entorno: estudo bibliográfico de produções nacionais. Revista de Educação Pública, Cuiabá,

v. 24, n. 55, p. 33-56, jan./abr. 2015.

BARRETO, E. S. S. As novas políticas para o Ensino Médio no contexto da Edu- cação Básica. In: ZIBAS, D.; AGUIAR M. A.; BUENO, M. S. S. (orgs). O Ensino

Médio e a reforma da Educação Básica. Brasília: Plano Editora, 2002, p.353-

BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução: Mariza Corrêa. Campinas, SP: Papirus, 2008.

BOURDIEU, P. Classificação, desclassificação, reclassificação. In: NOGUEIRA, M. A.;

CATANI, A. (orgs.). Escritos de Educação. Tradução: Denice Bárbara Catani. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998a, p.145-184.

CATANI, A. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e a cultura.

In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, A. (orgs.). Escritos de Educação. Tradução: Aparecida Joly Gouveia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998b, p.39-64.

CATANI, A. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI,

A. (orgs.). Escritos de Educação. Tradução: Magali de Castro. Petrópolis, RJ:

Vozes, 1998c, p.71-79.

CATANI, A. O capital social: notas provisórias. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A.

(orgs.). Escritos de Educação. Tradução: Denice Barbara Catani e Afrânio Mendes Catani. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998d, p.65-69.

CATANI, A. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. (org.) Pierre Bourdieu:

Sociologia. Tradução: Paula Monteiro e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática,

, p.39-72.

CATANI, A. Le sens pratique. Tradução: Richard Nice. Paris: Minuit, p.87-109, 1980.

CÁSSIA. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.

CÍNTIA. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.

DENISE. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.

DIRETORA DA ESCOLA. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.

FARIA, R. M. Habitus, expectativas e estratégias de formação e trabalho de alunos de escolas urbana e rural do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.

FREITAS, L. C. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior

da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação e Sociedade,

Campinas, v. 28, n. 100, p. 965-987, out. 2007.

GABRIELE. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.

LIMA, D. M. O. Diálogo entre a Sociologia e a Psicanálise: o indivíduo e o sujeito. Salvador, BA: Edufba, 2012.

LUCAS. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.

RAQUEL Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.

ROSA-MÃE DE RAQUEL. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.

SUELI-MÃE DE GABRIELE. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.

VANESSA. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.

VIVIAN. Entrevista. Socorro. São Paulo, Julho, 2011.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

FARIA, Renata Mantovani de; SILVA, Eduardo Pinto e. EXPECTATIVAS DE ESTUDO E TRABALHO DE CONCLUINTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 237–259, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2019.31.237259. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3864. Acesso em: 24 dez. 2025.