REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.30.6989

Palavras-chave:

Experiência, Formação, Docência, Formação de professores.

Resumo

O texto apresenta uma reflexão em torno das relações entre formação e experiência e coloca em debate a discussão sobre os saberes docentes, principalmente aqueles nomeados como saberes experienciais. Inicialmente situa historicamente a ideia de uma formação docente baseada em uma epistemologia da prática e, na sequência, apresenta uma análise crítica sobre as proposições de Tardif no que tange aos saberes experienciais. Em seguida, apresenta as contribuições de Dewey e Larrosa acerca dos sentidos e significados da experiência e aprofunda a discussão sobre a relação entre a formação e a experiência do sujeito. A partir disto, alerta sobre a necessidade de refletir sobre as taxonomias de saberes docentes e defende que a formação precisa ser compreendida como um processo experiencial, no qual o sujeito se forma e se transforma a partir dos sentidos e significados que atribui ao que vivencia.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

ZEN, Giovana Cristina; CARVALHO, Maria Inez da Silva de Souza; SÁ, Maria Roseli Gomes Brito de. REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 69–89, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2018.30.6989. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3878. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO