CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO SALA DE EDUCADOR NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.30.113130

Palavras-chave:

Formação continuada docente. Processo formativo

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada em 2015 que teve como objetivo analisar a compreensão de professores a respeito do Projeto Sala de Educador (PSE) enquanto política de formação e sua contribuição nos campos teórico, didático pedagógico e do ensino e aprendizagem. Caracterizou-se como pesquisa qualitativa e se constituiu como um estudo de caso. O PSE foi o centro da política de formação continuada da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso durante mais de dez anos (2003-2015). A análise dos dados evidenciou que os professores compreendem o PSE como uma política de formação continuada que fortalece a escola como espaço formativo e coletivo de discussões, reflexão e troca de experiências. Segundo os sujeitos da pesquisa, o processo formativo promoveu mudanças no campo didático pedagógico e do ensino aprendizagem, mas alguns dados ainda indicam fragilidades na relação teoria/prática e no atendimento às necessidades oriundas do cotidiano escolar.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

VAZ, Marilza Jiacomini Rubinho; GENTIL, Heloisa Salles. CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO SALA DE EDUCADOR NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 113–130, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2018.30.113130. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3880. Acesso em: 13 mar. 2025.